Ambuíla com mais escolas
Por Walter Gomes
Há muitos anos que as crianças da região deixaram de estudar em salas improvisadas ou ao relento
Fotografia: José Bule| Uíge
No município do Ambuíla entre 2003 e 2012 foram construídas 34 escolas no âmbito dos Programas de Investimentos Públicos, Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, confirmou ao Jornal de Angola o chefe da Repartição Municipal da Educação.
Tecadiomona Makinsona disse que dois dos estabelecimentos são do II ciclo do ensino secundário e os restantes do primário e do I ciclo.
“Isso permitiu matricular este ano lectivo mais de oito mil alunos, o que é um aumento significativo em relação ao ano transacto”, afirmou.
Não há muitos anos, referiu, os alunos estudavam em salas improvisadas, ao relento ou debaixo das árvores, os professores percorriam dezenas de quilómetros a pé porque as vias de acesso às
aldeias e regedorias estavam muito degradadas e os automobilistas não arriscavam deslocar-se ao interior Neste momento, anunciou Tecadiomona Makinsona , estão a ser construídas mais 40 escolas no
município, que tem mais de 30 mil habitantes.
Mais professores
O Ambuíla tem 440 professores, entre licenciados, bacharéis e técnicos médios. Tecadiomona Makinsona lamentou a fuga de muitos para outras localidades da província, principalmente para a cidade do Uíge, “o que contribui para o fraco aproveitamento de muitos alunos”.
O surgimento das novas escolas e a entrada de milhares de crianças no sistema do ensino, sublinhou, é fruto da conquista da paz e da reconciliação nacional.
“Hoje tudo é diferente e as coisas tornam-se cada vez mais fáceis. Os professores já não percorrem dezenas de quilómetros a pé, pois as vias foram reabilitadas e a circulação de pessoas e
bens é um facto”, disse o chefe da Repartição Municipal da Educação, acrescentando que são necessários mais professores.
J.A