ACTA DA REUNIÃO DA ANADAMBA
ACTA
ACTA DA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS NATURAIS E AMIGOS DAMBA / UIGE
No dia 08/ de Julho, do ano de 2017, realizou-se uma reunião no bairro são Pé da Barra,Zambizanga, em casa de um dos membros da mesma associação,,pelas 14 horas e 24 minutos.
A Reunião Teve, como agenda de trabalho:
1- Acolhimento dos convidados,
2- Oração,
3- palavras de boas vindas,
4- Informação,
5- auscultação aos membros,
6- Diversos,
7- Confraternização.
Com a participação de 19 membros, dos quais 12 papas e 7 mamas, dos quais dos irmãos vindo da diáspora; irmão Sebastião Kupessa e Afonso Mbuta. Estes membros o que mas nos focalizaram é a participação constante dos encontros para se poder ultrapassar as várias dificuldades que associação,vive nos últimos anos.
A reunião teve como, objectivo principal, Dinamizar a associação, que anda envia de estagnação, com proposto de construir ideias sobre a sua continuidade.
Depois de colocarmos o objectivo, que era: Dinamizar ou construção de ideias, surgiu vários intervenientes como o primeiro, interveniente, era o irmão:
1º - Tony Sofrimento; segundo o seu ponto de vista, para ele a inveja e se exaltar muito é que reina em cima de tudo nesta associação. E ele voltou a colocar uma questão. Quantos membros somos na realidade nesta associação? Pelo que se sabe na realidade o grupo virtual ( fecebook ), somos cerca de 10.000.00 ( dez mil ), que segundo o mano Tony, em Kikongo chama de MAZUNDU KUMY, mas na pratica não se vê nada, como por exemplo hoje somos quantos !!. Quase nada existe, e ele acrescenta que seria melhor chamarmos de cooperativa e não associação.
Sempre na sua intervenção, voltou a colocar outra pergunta. Quem tipo de associação que nós queremos? Se assim for então é melhor criar ou prepararmos um fórum no município da Damba, deste ano. Para discutirmos tudo que é interesse do município.
Por último apresentou uma grande preocupação de que demos-nos prepararmos para as autarquias locais, que o país vizinha nos próximos anos ou mês.
2º- interveniente foi papa CAMILO AFONSO, A cresce ainda que os membros desta associação gostam muito de se exaltar e ocupar os primeiros lugares na associação, por isso o que devemos fazer aqui não é falarmos muito da associação, mas sim cada membro deve construir a sua própria casa la no município para sim termos melhor associação. E aconselha muito á associação e aos jovens, sobre a ideia que o meu irmão TONY, disse, é melhor termos encontam a formação dos jovens no IFAL, para prevenirmos as autarquias locais, ou da governação da municipalidade, que é muito importante também para associação, e por último, devemos ter em conta a profissão de artesão, isto é temos que procurarmos mestre para ensinar os jovens, que se perdem aplicar a profissão,este é uma forma de prevenir que a cultura não se perder.
3º- o tio MIGUEL KIAME, começou a falar mas da disciplina que se deve usar nas reuniões, dar sempre tempo ou minutos que cada membro de intervir, e ele vai mas longe que no princípio a associação tinha a ideia era de construir uma loja, que deveria ajudar os munícipes de Damba, é uma casa para acolher sempre os visitam o município e para os seus membros também, mas proposta que faliu.mas ele garante que com a dinamização da associação, a ideia continua de pé. E termina, com as seguintes perguntas;
O que é DAMBA?
O que é a Rebpresantividade da Damba?
Para ele o que temos que fazer todos nós juntos é convidar todos e qualquer pessoa sem distinção para fazer parte da associação, isto é todos que fazem parte do território da Damba, os ( 4 ) comunas que compõem o município, e as reuniões devem ser feitas sempre lá no município da Damba, e para isto demos aproveitarmos das festividades do município, que sempre se realizam todos anos entre os dias 16 a 18, e para ele aconselha que podemos aproveitar nas festas deste ano e de opinião, seria melhor realizarmos fórum entre os dias 13 ou 16, para podemos convidar as autoridades tradicionais, administrador para apresentarmos o nosso projecto da associação.
4º- já para o tio DOMINGOS PAULO, para ele a ideia principal é de sermos unidos juntos para melhor construirmos bem a associação.
5º- Para o tio DOMINGOS MAVUNINO; ele existe colocarmos a sede da associação no município de Damba, para que isto aconteça temos que termos uma casa lá.
Tendo isto a reunião terminou com reposição fotográficos, e depois seguiu o almoço de confraternização.
A reunião foi secretariado pelos membros do grupo de Dinamizador:
- Rafael António,
- Afonso Malungu,
- Miguel Aguiar,
- Panzo Agostinho.
Luanda aos 08/07/2017.