Quitexe produz mais de cinco mil toneladas de produtos
Uíge - Cinco mil e 780 toneladas de produtos agrícolas foram produzidos pelos camponeses associações no município do Quitexe (Uíge), uma produção colhida numa área total de 450 hectares (um hectare equivale a um campo de futebol).
Segundo a responsável da Estação Municipal de Desenvolvimento Agrário do Quitexe, Lídia Regina Soné, entre os produtos mais cultivados estão a mandioca, banana, batata-doce, milho, feijão e hortícolas.
Na produção referente à campanha agrícola 2015/2016, participaram 34 associações, duas cooperativas agrícolas e dois pequenos agricultores.
Lídia Regina Soné apontou como dificuldades, durante a campanha, a falta de máquinas de cultivo, instrumentos de trabalho e os entraves no acesso ao crédito agrícola.
Já o proprietário da Fazenda agro-pecuária Kinjingo, localizada a 28 quilómetros da sede do município do Dange Quitexe, Olímpio José Antunes, referiu que trabalhar manualmente não facilita o alcance dos níveis de rendimento da produção desejada.
“A terra é totalmente fértil, mas carecemos de apoios como crédito agrícola, máquinas de lavoura e motobombas”, salientou.
O agricultor avançou que na época agrícola em curso estão plantados, na fazenda que administra, 74 hectares com café, milho, feijão, batata-doce e hortícolas, mandioca e abacaxi.
O responsável disse que a actividade agrícola na sua cooperativa é assegurada por 17 trabalhadores, número que considerou insuficiente para alcançar as metas preconizadas na produção dos alimentos.
Com uma extensão geográfica de 3.872 quilómetros quadrados, o município de Quitexe está localizado a 40 quilómetros a sul da sede capital da província do Uíge. Tem três comunas (Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Cambambe).
Via Angop