O balcão do BPC, foi inaugurado na Damba
Uíge - O município da Damba, que dista 197 quilómetros a norte da sede capital da província do Uíge, conta desde sábado com uma agência do Banco de Poupança e Crédito (BPC), inaugurada pelo governador provincial, Paulo Pombolo.
Na ocasião, o Presidente do Conselho da Administração do BPC, Paixão Júnior, disse que a nova agencia bancaria vai encurtar distências e evitar a deslocação dos clientes para outras localidades, como a cidade do Uíge, para movimentar as suas respectivas contas.
“A nossa intenção é fazer com que os munícipes deixem de percorrer longas distancias para levantar os seus salários”, enfatizou Paixão Júnior.
Explicou que alem do pagamento de salários e depósitos, a agência local vai apoiar o crédito no meio rural, atribuindo maior importância ao micro – crédito para que os pequenos agricultores possam incrementar a produção para as famílias e comercialização.
Referiu que na agencia serão feitas todas as operações bancárias normais, tais como transferências, depósitos, créditos e outros.
Já o governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, disse que a nova agência bancária para além de evitar a deslocação dos funcionários do município para outras cidades, como Uige e Negage, vai ajudar a combater o absentismo que se registava na administração local, sobretudo na altura de pagamento de salários dos enfermeiros e professores.
Disse igualmente que o BPC ao nível do município vai financiar os jovens que tenham iniciativas empreendedoras para realizar negócios.
O administrador municipal da Damba, Abel de Rosário, saudou a inauguração da primeira agência bancária naquela jurisdição, que fazia muita falta para os munícipes efectuar as suas operações.
O acto de inauguração da infraestrutura localizada no centro da vila da Damba foi testemunhado por membros do governo provincial, administração local, entidades religiosas, políticos, autoridades tradicionais e a população em geral.
Texto de Angop, imagens do Muana Damba.