Uíge - O governador da Província do Uíge, Paulo Pombolo, pediu hoje, quinta-feira, nesta cidade, a sociedade civil, nomeadamente, partidos políticos, igrejas, entidades eclesiásticas e tradicionais, no sentido de mobilizarem os cidadãos com capacidade eleitoral, para aderirem massivamente ao Processo de Registo Eleitoral.
Falando no acto provincial do inicio da actualização do Registo Eleitoral, Paulo Pombolo disse que os partidos políticos que pretendem participar nas eleições de 2017 devem preocupar-se no acompanhamento deste processo, colocando a disposição os respectivos fiscais que vão conferir a sua lisura e a transparência.
Anunciou que ao nível da província do Uíge, foram já registados os fiscais dos partidos MPLA, Unita, Casa-Ce, PRS, FNLA, e da APN, todos credenciados para a fiscalização da campanha de Registo Eleitoral.
“Apelamos para uma participação ordeira e patriótica de todos, brigadistas, fiscais e os cidadãos eleitores”, exortou Paulo Pombolo.
O governador lembrou que antes do acto de lançamento do processo de Registo Eleitoral, decorreram trabalhos preliminares, como o levantamento dos pontos de referência, recrutamento e selecção e formação de brigadistas, a selecção e credenciamento dos fiscais dos partidos políticos, assim como a formação dos agentes de educação cívica.
“ Estão assim criadas as condições motivacionais, materiais e logísticas para o arranque do processo do Registo Eleitoral, que culminará no primeiro semestre de 2017”, frisou o governador.
No caso da província do Uíge, o governador admitiu que os brigadistas selecionados estão preparados para realizar o seu trabalho.
Membros do governo local, Deputados do circulo provincial, representantes de partidos políticos e das igrejas, oficiais das FAA e da Polícia Nacional, docentes universitários, estudantes, autoridades tradicionais, presenciaram o acto.
Via Angop