Jovens visitam Museu Etnográfico do Kongo
Uíge- Um grupo de jovens da província e participantes no FESTEAUÍGE que decorre nesta cidade de 10 a 16 de Julho corrente visitaram hoje, sexta-feira, o Museu Etnográfico do Uíge.
O director do colectivo de artes Njozi Yeto, Domingos Nicolau, que promove o festival, disse que a visita contribuiu para os jovens conhecerem a história do povo bantu, através das diversas peças expostas no local.
“Programamos esta visita para também criar interesse nos jovens estudantes e não só a visitarem o museu, tendo em conta a sua importância na transmissão e preservação da cultura da região e do país em geral”, ressaltou.
Os jovens percorreram os cinco compartimentos do Museu Etnográfico do Congo, iniciando na sala do poder, seguida a da agricultura onde constam também peças que retratam a pesca, cultura e a caça dos ancestrais do Reino do Kongo.
O guia do museu, Alberto Malala, contou aos visitantes a história do Reino do Kongo, começando pela localização da região que hoje corresponde o noroeste de Angola, seu líder, o Mani Congo, assim como as demais regiões Ngoyo, Kakongo e Loango e seus habitantes.
“De acordo a tradição do Kongo, a origem do reino encontra-se em Mpemba Kasi, região que era localizada ao sul de Matadi, RDC", disse, acrescentando que a dinastia de governantes construiu seu governo ao longo do vale Kuilu.
Alberto Malala aconselhou o grupo de jovens para a necessidade de trabalharem na conservação e preservação da cultura e apelou aos demais estudantes a seguirem o exemplo do Nzoji Yeto.
Via Angop