/image%2F0932300%2F20160310%2Fob_f8cb5e_mulhres-uige.jpg)
Por Joaquim Junior
A directora provincial da Família e Promoção da Mulher no Uíge, Catarina Domingos, entregou, na terça-feira, um tractor às autoridades tradicionais do município do Songo.
Catarina Pedro Domingos fez a entrega do tractor durante o acto político alusivo ao Dia Internacional da Mulher, que na província do Uíge se realizou no município do Songo, e apelou às mulheres a apostarem na produção agrícola, criação de gado bovino e caprino e de aves.
“As mulheres da província devem continuar a formar-se académica e profissionalmente, aderindo aos diferentes centros de empreendedorismo existentes, para adquirirem competências para contribuírem no desenvolvimento do país”, pediu Catarina Pedro Domingos. que acrescentou: “Só com uma formação adequada a mulher é capaz de se apresentar com dignidade na sociedade e conquistar o seu espaço e respeito, usufruindo assim das oportunidades que o país lhe oferece, desde cargos de direcção a nível do aparelho do Estado a outras responsabilidades”.
A família deve olhar a violência doméstica com seriedade, procurando sempre juntar os seus membros, passando mensagens de amor, fraternidade, princípios que sustentam a convivência familiar, repudiando toda forma ou práticas que motivam a violência, como o uso excessivo de álcool, drogas e a exploração infantil, aconselhou Catarina Pedro Domingos, que destacou o contributo da mulher em todos sectores de actividades produtivas, bem como no processo de unidade e reconciliação, coesão e da reconstrução do país.
No mesmo dia, a directora da Família e Promoção da Mulher, acompanhada pelas deputadas da Assembleia Nacional para o núcleo do Uíge, Eva Kibulo e Albertina Kuzingamoco Muxindo, e membros do Governo da província, visitou as obras da futura Pediatria do Hospital Municipal e procedeu à entrega de um gerador de 22 KVA ao banco de sangue.
Via JA