Igreja Anglicana lança projecto "água é vida" no Songo
Uíge - Um projecto denominado "maza yi moyo" (água é vida), dirigida às comunidades, vai ser lançado a 01 de Abril do ano em curso, no município do Songo, 40 quilómetros à norte da cidade do Uíge, pela Igreja Anglicana, informou hoje, sexta-feira, à Angop, o coordenador desta congregação no Uíge, Paulo Manuel.
Segundo o responsável, o projecto será financiado no valor de um milhão e 400 mil dólares americanas, pela Organização Não Governamental (ONG) USAID americana, em parceria com Agência Episcopal para o Desenvolvimento em Angola.
Informou que o projecto vai ser implementado em 81 comunidades do município do Songo durante três anos, e será direccionado no melhoramento das fontes das águas das comunidades do município, construção de latrinas públicas e estações de lavagem das mãos, assim como recrutamento dos agentes comunitários de saúde.
Realçou que as medidas de saneamento visam garantir à saúde estável junto das comunidades da província do Uíge.
Informou que o projecto contempla igualmente uma metodologia denominada ”medidas dotadas pelas comunidades”.
“Dentro desta medida vai ser implementado um comité de água e saneamento em cada comunidade, que será chefiado pelo líder local, que pode ser autoridade tradicional, responsável da igrejas, ou outro.
O coordenador do projecto esclareceu que além deste programa a sua igreja vai implementar outros de âmbito social para ajudar outras comunidades da província.
Via Angop