Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Inacessibilidade das vias dificulta escoamento de produtos

Publicado por Muana Damba activado 14 Febrero 2016, 09:57am

Imagem de arquivo
Imagem de arquivo

Uíge - Os camponeses organizados em associações e cooperativas agrícolas no município de Ambuila, província do Uíge, estão preocupados com a degradação das estradas secundárias e terciárias que ligam as aldeias com a sede do município, visto que está a dificultar o escoamento dos produtos do campo para a cidade.

O presidente da Cooperativa Tome na localidade de Sandaquina , 30 quilómetros da sede do município de Ambuila, Tomas Henriques, disse hoje à Angop existir muitas toneladas de produtos agrícolas no campo para serem escoados, mas os camponeses enfrentam dificuldades devido à degradação das estradas terciárias, falta de meios de transporte, bem como de compradores.

O camponês avançou que o nível de produção dos agricultores aumentou significativamente fruto dos apoios prestados aos camponeses pelo governo provincial, através dos programas de Combate à Fome e à Pobreza e créditos agrícola de campanha.

“Recentemente, recebemos alguns apoios do governo em instrumentos de trabalho e máquinas de lavoura. Estes meios facilitaram e incentivaram bastante a produção agrícola, mas enfrentamos dificuldades por falta de meios de transporte para escoar os produtos já colhidos e outros estão a deteriorar-se nos campos”, disse.

O chefe da Repartição Municipal da Agricultura de Ambuila, Garcia Panzo, apontou as localidades de Sandaquina, Ambuela, Vuanga e Econge como regedorias mais estratégicas na produção agrícola do município de Ambuila e são as que mais apresentam inacessibilidade nas vias de acesso.

Lembrou que em 2014 os associados beneficiaram do governo, através do crédito agrícola de campanha, tractores e respectivas alfaias, enxadas, catanas, machados, motobombas, motosserras e sementes. Este apoio facilitou os camponeses a aumentar os níveis de produção agrícola nas diferentes localidades do município.

Garcia Panzo referiu que apesar das dificuldades, nesta época agrícola, os camponeses já trabalharam 35 dos 234 hectares previstos até ao fim da época agrícola.

“Os camponeses cultivaram, entre outros produtos, batata-doce e batata rena, ginguba, feijão, milho, inhame e outros de pouca duração para a sua colheita, mas queremos que o governo melhore as vias de acesso para facilitar o escoamento dos produtos e incentivar, cada vez mais, os camponeses, visto que o nosso objectivo é ajudar no combate à fome e à pobreza, bem como a diversificação da economia local”, disse.

Com uma superfície de quatro mil 800 quilómetros quadrados, o município de Ambuila está localizado a 100 quilómetros da sede da província do Uíge. É composto por uma comuna, oito regedorias, 54 aldeias e mais de 16 mil habitantes, maioritariamente camponeses.

Ambuila possui uma densa floresta, fauna, terras aráveis e apresenta ocorrências de mineiros importantes que bem explorados podem contribuir para o desenvolvimento do município e da província em geral.

Via Angop

Archivos

Ultimos Posts