Habitantes da aldeia Kitunga ganham posto de saúde
Songo - Duzentos e 86 habitantes da localidade de Kitunga, a 30 quilómetros a norte da cidade do Uíge, beneficiaram nesta quinta-feira, de um posto de saúde erguido de raiz pela administração municipal no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza.
A infraestrutura é constituída por um consultório, uma pequena farmácia, sala de tratamento com duas camas, e duas casas de banho, que vai atender 286 habitantes que vivem na circunscrição e orçou cinco milhões de Kwanzas.
A inauguração foi feita pela administradora municipal, Adelina Alexandre Pinto, durante as comemorações do 55º aniversário do 4 de Fevereiro, Dia do Início da Luta Armada de Libertação Nacional, cujo acto municipal decorreu na aldeia Kitunga.
O soba local, Manuel Samuel manifestou-se satisfeito, pelo ganho alcançado, acrescentando que doravante, a população local deixará de percorrer longas distâncias para ser tratada.
A autoridade tradicional garantiu o uso racional do empreendimento para que dure mais e venha servir as futuras gerações, solicitando por outro lado, a colocação de uma escola do ensino primário, canalização de água potável, e aquisição de moagem para transformação de bombó em fuba.
Em declarações à Angop, a ancião Maria Singo de 85 anos de idade, desejou muito trabalho ao executivo angolano liderado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, admitindo ser a primeira vez que aquela população ganhou uma grande infra-estrutura desde o tempo colonial.
A administradora municipal Adelina Alexandre Pinto pediu a população local para cuidar bem do empreendimento colocado à sua disposição, para que sirva também as outras gerações.
Durante o acto a gestora municipal ofertou a população local, roupa usada, mosquiteiros, materiais escolares (cadernos e lápis), equipamento desportivo e uma motorizada para o enfermeiro que vai trabalhar no posto de saúde ora inaugurado.
Via Angop