Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog
26 Jan

Nacionalista Manuel Kunzika, lança narativa sobre a nação.

Publicado por Muana Damba  - Etiquetas:  #A luta de libertação de Angola

Nacionalista Manuel Kunzika, lança narativa sobre a nação.

Nacionalista lança narrativa sobre a Nação

Aos 90 anos de idade, Emanuel Kunzika cultivou o hábito de recriar a nossa história. E fá-lo com a responsabilidade que lhe caracteriza como homem de luta, e disponível em deixar para as gerações vindouras a verticalidade da nossa luta.

A despeito do peso da idade, decidiu embrenhar-se na sua vasta biblioteca e em meses de labor, traz esta narrativa intitulada “A Formação da Nação Angolana Através da Luta de Libertação”, que será lançado no próximo dia 28 de janeiro, às 15h30, na União dos Escritores Angolanos, no Largo das Escolas.

O livro com 119 páginas, traz três capítulos onde o autor, 90 anos de idade, aborda (1) o contexto histórico-geográfico de angola, (2) a luta de libertação e a formação da nação Angolana e (3) problemática da Nação Angolana e anexa importantes documentos históricos e um registo fotográfico dos principais momentos do período embrionário das formações políticas.

Em entrevista que concedeu à Voz da América, o autor sublinhou que o livro trata desde o primeiro contacto entre portugueses e africanos na Foz do Rio Zaire, em 1482, a ocupação e fixação portuguesa nos Reinos do Kongo e Ndongo, a guerra e resistência dos africanos à ocupação estrangeira, a criação dos movimentos de libertação em Angola, início da luta armada, o 4 de Fevereiro e o 15 de Março de 1961, passando pela formação do Governo Revolucionário de Angola no Exílio, GRAE, de que foi seu 1º Vice-Primeiro-Ministro e ainda, os dez anos de convívio e com o então Presidente da FNLA,

Holden Roberto, o 25 de Abril e a proclamação da independência de Angola a 11 de Novembro de 1975.

O Profeta Africano Simão Gonçalves Toco e o movimento messiânico poe si liderado, O TOCOISMO, merece um lugar especial no 2º Capítulo dedicado a luta de libertação e a formação da Nação Angolana, tendo para isso, feito recurso aos escritos de nomes como Mário Pinto de Andrade, Léopold Sédar Senghor e Aimé Fernand David Césaire.

Com os seus 18 anos, Emanuel Kunzika é um dos 12 rapazes com os quais o Profeta, então com 25 anos de idade, funda no dia 5 de Abril de 1943, na então cidade indígena de Leopoldville, hoje Kinshasa, o Coro de Kibokolo. Com a expulsão de Toco e seus adeptos do então Congo Belga, o país conhece uma nova era com o surgimento de pequenas formações regionais que viriam a dar lugar aos Partidos políticos.

Sobre o autor:

Emanuel Kunzika é natural da Aldeia de Kintóto, Maquela do Zombo, Província do Uíje, tendo feito todos os seus estudos na República Democrática do Congo de 1938 a 1963, tendo posteriormente ganho uma bolsa de estudos nos Estados Unidos da América, onde frequentou as Universidades de Nova Iorque e Abraham Lincoln da Filadélfia, entre 1963 a 1968.

Na Universidade Nacional do então Zaíre, de 1970 a 1974, obteve um Diploma em Ciências Político-administrativas, com a apresentação de uma Monografia intitulada “A Formação da Nação Angolana e a Luta de Libertação”.

Obras publicadas pelo autor:

  • Petição para Angola à 16ª Assembleia da ONU, Nova Iorque, 1961

  • Unidade Angolana, In Para Independência de Angola - Way, Léopoldiville (Kinshasa), 1963

  • Formação da Nação Angolana pela Luta de Libertação, Monografia, Université Nacionale du Zaire, Kinshasa, 1974

  • Dicionário de Provérbios de Kikongo, Editorial Nzila, 2008”.

Ficha do livro:

Título: A Formação da Nação Angolana Através da Luta de Libertação

Autor: Emanuel Kunzika

Editora: Plátano Editora Angola, Lda.

Nº páginas 199

Preço: Kz 4.000,00

Archivos

Acerca del blog

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo