Escola do I ciclo de Candombe Novo necessita de 20 professores
Uíge - A escola do I ciclo do ensino secundário do bairro Candombe Novo necessita de 20 professores para a cobertura da rede educativa na localidade, informou hoje, quinta-feira, a sub-directora pedagógica da instituição escolar, Freda Demelim João Ginga.
Segundo a responsável, os 40 professores existentes não satisfazem a demanda dos mais de três mil alunos a estudar no presente ano lectivo na escola.
Adiantou que a cada ano que passa aumenta o número de alunos que ingressam na instituição escolar, atendendo que mil 300 foram matriculados em 2014 contra os mil 920 do ano lectivo passado.
Para o presente ano, disse, 350 novos alunos serão matriculados nas 7ª e 9ª classes, cujo processo já decorre na escola.
A sub-directora pedagógica da escola do I ciclo enalteceu igualmente os esforços do Executivo Angolano na melhoria das condições de ensino e aprendizagem no país e na província em particular.
Escola primária do Kimakila necessita de seis professores
Uíge- A escola primária da localidade de Kimakila, localizada na periferia da cidade do Uíge, necessita de seis novos professores para reforçar o quadro de docentes da instituição.
Em declaração hoje, terça-feira, à Angop, no âmbito do balanço das principais actividades desenvolvidas pela instituição no ano transacto, o director da escola, André Morais, avançou que funciona com 10 professores para mais de 900 alunos da iniciação a 6ª classe.
“Ao longo dos anos existiam apenas três salas de aulas com um número de alunos reduzido, mas desde 2015 contamos com oito novas salas de aulas e o número de alunos cresceu, factores que exigem o reforço urgente do corpo docente”, explicou.
O responsável lembrou que após a abertura de novas salas foram matriculados 964 alunos da iniciação a 6ª classe, dos quais 600 tiveram resultado positivo. “Para o presente ano, o número prevê crescer, tendo em conta a procura e o aumento de crianças em idade escolar”, acrescentou.
O director apelou aos encarregados no sentido de colaborarem cada vez mais com a direcção da escola para que estejam devidamente informados sobre os resultados da formação dos seus filhos, bem como contribuir no bom funcionamento da instituição.
Escola de Formação de Prodessores do Tange dispõe 700 vagas
Uíge- Setecentas vagas para novos candidatos frequentarem a 7ª e 10 classes estão disponíveis este ano lectivo na Escola de Formação de Professores Comandante Pedro Benga "Lima", localizada no bairro Tange, Uíge.
Falando hoje, terça-feira, à Angop, o chefe do departamento da educação no Uíge, Dinis Maculo, disse que são para os alunos da 10ª e 7ª classe.
A escola do Tange, inaugurada em 2015, tem 23 salas de aulas e equipada com um laboratório de química e física.
Escola do II ciclo necessita 10 professores
Uíge- A escola do II ciclo do ensino secundário do bairro Quixicongo, periferia da cidade do Uíge, necessita de 10 professores para cobrirem cinco disciplinas, informou hoje, segunda- feira, o sub-director pedagógica da instituição escolar, Sozinho Dando Cabata.
Segundo o responsável, a escola carece de docentes para as diciplinas de geografia, matemática, línguas inglesa e portuguesa, geologia e históriaa, bem como de espaço para a educação física e uma sala de reunião de professores.
Adiantou que a instituição conta com 18 salas de aula e 102 professores, números insuficientes para responder a demanda.
No ano lectivo 2015 teve matriculados três mil e 169 alunos.
Destacou a necessidade de o governo no âmbito do programa de combate à fome e à pobreza contemplar com mais uma escola II a região.
O director enalteceu igualmente os esforços do Executivo Angolano na melhoria das condições do ensino e aprendizagem.
Via Angop