Minars regista mais de 700 famílias ex-refugiadas angolanas repatriadas da RDC em 2015
Uíge - Setecentas 96 famílias dos ex-refugiados angolanos na República Democrático do Congo (RDC), é número de repatriados registados este ano pela direcção provincial do Ministério da Assistência e Reinserção Social (MINARS) no Uíge, contra outras quatro mil e 765 famílias do ano 2014.
Em declarações quinta-feira, à Angop, o chefe do departamento da assistência e promoção social do MINARS no Uíge, Simão António, disse que das 796 famílias repatriadas, 221 famílias já foram transportadas para as suas áreas de origem, nos municípios de Maquela do Zombo, Bembe, Damba, Songo, e as restantes ficaram na sede capital do Uíge e Luanda.
Informou que esses cidadãos angolanos repatriados receberam igualmente apoio da primeira assistência durante seis meses, consubstanciado em arroz, fuba de milho, óleo, sabão, sal, roupa, utensílio de cozinha, tendas, medicamentos e outros bens materiais.
Acrescentou que os mesmos beneficiaram igualmente de registo gratuito de nascimento e bilhetes de identidade, através dos sectores de identificação e conservatório locais.
O responsável afirmou que as pessoas que vieram já formadas profissionalmente estão ser enquadradas nas devidas áreas de actividades.
Via Ango