Mais de 80 estudantes terminam curso superior de enfermagem
/image%2F0932300%2F20151206%2Fob_695708_uige-enfermeiros.jpg)
Uíge - Oitenta e nove estudantes terminaram a sua licenciatura no curso de enfermagem, na Escola Superior Politécnica da Universidade Kimpa Vita, VII Região Académica, após realizarem, hoje, sexta-feira, o exame nacional.
A coordenadora do curso, Rosa Fernandes, disse, na ocasião, que estavam inscritos no início da formação, em 2011, 91 estudantes.
Os estudantes, explicou, efectuaram um exame nacional, que decorreu a nível do país no mesmo período, com duração de quatro horas.
"As provas serão corrigidas de imediato e os resultados finais publicados dentro de 24 horas", detalhou.
O exame é nacional, sublinhou, constitui uma mais-valia não só para a VII Região Académica, mas para as outras instituições de ensino superior, por padronizar os conteúdos científicos e evitar eventuais discrepâncias no processo de aprendizagem.
“Até 2011, a província do Uíge só tinha dois enfermeiros com formação superior, mas actualmente a região conta mais técnicos e poderá ganhar oitenta e nove novos especialistas", ressaltou.
Para o próximo 2016, prosseguiu, a instituição terá vagas para sessenta e cinco estudantes.
Já o director da Escola Superior Politécnica do Uíge em exercício, Fidel Mampuia, o acto representa o cumprimento de um dever académico, bem como o empenho do corpo docente, constituído por 33 professores de nacionalidade cubana.
Quanto à situação laboral e enquadramento dos novos técnicos, o director em exercício informou que a direcção da escola está a trabalhar com as autoridades sanitárias da província, para sua inserção no mercado de emprego, em cumprimento das orientações do Ministério da Saúde.
Via Angop