Governador pede envolvimento de todos no combate à malária
Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, solicitou nesta cidade, o envolvimento das igrejas e outros grupos sociais no combate a malária e outras patologias negligenciadas.
Paulo Pombolo, que falava na recente cerimónia de apresentação de cumprimentos de fim de ano, disse que com o início das chuvas, maior atenção em 2016 deve ser dada nas acções de combate à malária e outras patologias.
“Precisamos de apoio de todos para o aumento da informação qualitativa nas comunidades sobre a prevenção deste mal”, enfatizou.
O governante solicitou igualmente as igrejas que dediquem, a par de evangelização, algum tempo sobre a prevenção contra malária, as doenças diarréicas agudas, tuberculose, VIH/Sida e outras.
Pediu que o sector preste também uma especial atenção ao funcionamento das unidades sanitárias da periferias dos municípios e das comunas, para um atendimento humanizado em todas unidades hospitalares, tendo em atenção a implementação do programa dos cuidados primários de saúde através das administrações municipais.
Para ele, o sector apesar de ter alcançado bons resultados no domínio das infraestruturas, tendo construído vários equipamentos sanitários, não conseguiu manter com rigor e com a devida sistematização as acções da saúde pública, principalmente, na periferia da cidade capital e municípios e comunas.
Via Angop