O Governador Paulo Pombolo, recebeu a medalha Engenheiro José Eduardo dos Santos, o mais alto distintivo aprovado pelo patrono da instituição para personalidades que se destacam na sua actividade. Imagem do Muana Damba
Uíge - O secretariado do Movimento Nacional Espontâneo na província do Uíge, homenageou nesta quarta-feira, nesta cidade, duas figuras da região por seus feitos em prol da população e do desenvolvimento da província.
Trata-se do governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, e do bispo Emérito do Uíge, dom Francisco da Mata Mourisca, que receberam a medalha Engenheiro José Eduardo dos Santos, o mais alto distintivo aprovado pelo patrono da instituição para personalidades que se destacam na sua actividade.
O presidente do Movimento Nacional Espontâneo, Justino Fernandes, procedeu a outorga da medalha “José Eduardo dos Santos”, aos homenageados, em cerimônia presenciada pelo vice-presidente da instituição, António Fiel Didy, deputados a assembleia Nacional e outros convidados.
Na ocasião, Paulo Pombolo, dedicou a homenagem à população do Uíge, porque graças a colaboração de todos quantos trabalham com ele se tem alcançado com êxito aquilo que foi preconizado na senda do desenvolvimento da província.
À juventude da província, Paulo Pombolo pediu dedicação no trabalho e na formação, olhando o país como o único seu espaço, pelo que deve trabalhar na preservação das conquistas alcançadas pelos angolanos com muito sacrifício.
“A nossa geração e as vindouras têm como missão a preservação da nação”, enfatizou Paulo Pombolo, pedindo igualmente a unidade de todos com vista os desafios do futuro.
Já o vigário da diocese do Uíge, padre Tomás Manuel, que falava em representação do bispo do Uíge, Dom Emílio Sumbelelo, destacou as qualidades de dom Francisco de Mata Mourisca, adiantando ser amigo de Angola e defensor dos autóctones.
Esta é primeira vez que a medalha “José Eduardo dos Santos” foi outorgada a figuras do país que se destacam por seus feitos, desde a sua criação pelo patrono do Movimento Nacional Espontâneo, José Eduardo dos Santos.
Atractivos músico-culturais e projecção em tela gigante de depoimentos de várias pessoas relacionadas com os dois homenageados marcaram a cerimônia de outorga de medalha “José Eduardo dos Santos” ao governador do Uíge Paulo Pombolo e o bispo Emérito, dom Francisco de Mata Mourisca, que contou com a participação de milhares de pessoas, entre autoridades tradicionais, entidades religiosas, estudantes, professores e outros.
Via Angop