Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Governador e bispo são distinguidos

Publicado por Muana Damba activado 28 Octubre 2015, 16:44pm

Etiquetas: #Notícias do Uíge

O Governador Paulo paulo Pombolo

O Governador Paulo paulo Pombolo

Por José Bule

O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, e o bispo emérito da Diocese do Uíge, D. Francisco de Mata Mourisca, são hoje distinguidos pelo Movimento Nacional Espontâneo com a Medalha “José Eduardo dos Santos”, pelas suas contribuições na exaltação dos valores morais, éticos e cívicos, espírito de unidade, liderança, educação, patriotismo e desenvolvimento.

Na cerimónia, que decorre no Cine Ginásio, na cidade do Uíge, devem estar presentes membros do Governo Provincial, deputados à Assembleia Nacional, magistrados judiciais e do Ministério Público, responsáveis dos órgãos de defesa e segurança, administradores municipais, entidades religiosas, autoridades tradicionais, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, associações juvenis, docentes e empresários.


Paulo Pombolo, filho de Pombolo Maluatunguila e Bondo Adelina, nasceu na aldeia de Quissacala, município da Damba, no dia 12 de Abril de 1962. Licenciado em Ciências da Educação, na especialidade de História, o seu primeiro trabalho foi como professor da Escola Primária do Uíge, no período entre 1978 e 1980.
De 1984 a 1991 foi o chefe da secção e do Departamento do Trabalho Produtivo e Social do Comité Nacional da JMPLA, em Luanda, onde mais tarde, de 1996 a 1998, foi chamado a ocupar o cargo de secretário do Departamento de Propaganda do Comité Nacional da organização juvenil do partido.


De 1992 a 1995 foi presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda. Antes, em 1990, já tinha sido eleito vice-presidente da mesa da assembleia-geral do Conselho Nacional das Organizações Juvenis, cargo que exerceu até 2000. Paulo Pombolo exerceu em simultâneo as funções de presidente do Conselho Nacional da Juventude e de segundo-secretário nacional da JMPLA, no período de 1998 a 2000. Foi primeiro-secretário nacional da JMPLA entre 2000 e 2009, ano em que foi eleito deputado à Assembleia Nacional, mandato que suspendeu depois de nomeado governador provincial do Uíge.

D. Mata Mourisca

D. Francisco de Mata Mourisca, cujo nome de registo é José Moreira dos Santos, nasceu a 12 de Outubro de 1928 em Coimbra, Portugal. É filho de Francisco dos Santos e de Deolinda de Jesus Moreira. Foi ordenado sacerdote no Porto, a 20 de Janeiro de 1952, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Formou-se em Teologia na Universidade de Salamanca, em 1957.


D. Francisco de Mata Mourisca foi nomeado bispo do Uíge pelo Papa Paulo VI, a 14 de Março de 1967, e ordenado primeiro bispo da Diocese local a 30 de Abril do mesmo ano. Acumulou por algum tempo os cargos de bispo de Carmona (Uíge) e de Mbanza Congo, até à criação da actual Diocese de Mbanza Congo.
Como membro da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, exerceu o cargo de secretário-geral e presidente do movimento PRO-PACE. Em 2008, D. Francisco de Mata Mourisca passou à reforma e foi substituído por D. Emílio Sumbelelo, como bispo do Uíge.


É autor de uma vasta obra literária e doutrinal. “África Renascida”, “Amor por Angola”, “O Escândalo da Justiça”, “Protagonistas do Terceiro Milénio”, “Lágrimas e Sombras: recordação de Angola”, “Cartas Políticas ou Cartas de Amor”, “Violino de Deus”, são algumas das suas obras. Dom Francisco de Mata Mourisca esteve à frente dos destinos da Diocese do Uíge durante 41 anos (1967-2008). Até ao momento, é o bispo da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé que mais tempo fez no episcopado.

Via JA

Bispo Emérito do Uíge, Dom Francisco de mata Mourisca

Bispo Emérito do Uíge, Dom Francisco de mata Mourisca

Archivos

Ultimos Posts