Novas obras, já no mercado angolano
Por Mambu Teresa Mwanza
Estimados visitantes, amigos e admiradores da FILOSOFIA, venho por meio deste informar que no mês passado foram colocados no mercado científico angolano e näo só, Novas 4 OBRAS da minha autoria.
A saber: 1. “Filosofia…”: Enquanto estamos ocupados em trabalhar, pagar as contas ou divertir-nos, não vemos a necessidade de questionar determinadas crenças e certos valores. Mas nada impede que em um dado momento, e que é este, façamos uma reflexão profunda sobre o significado desses valores e crenças fundamentais e sobre a sua consistência. É nesse estado de espírito que formulamos perguntas como: “O que é a realidade em si mesma?”, “O que há por detrás daquilo que vejo, ouço e toco?”, “O que é o espaço? E o que é o tempo?”, “Se o que aconteceu há um centésimo de segundo atrás já é passado, será que o presente não é uma ficção?”, “Será que tudo o que acontece é sempre antecedido por causas?”, “O que é a felicidade? E como alcançá-la?”, “O que é o certo e o errado?”, “O que é a liberdade?”.Essas perguntas são tipicamente filosóficas e refletem algo que poderíamos chamar de atitude filosófica perante o mundo e perante nós mesmos. É a atitude de nos voltarmos para as nossas crenças mais fundamentais e esforçar-nos por compreendê-las, avaliá-las e justificá-las. Muitas delas parecem ser tão óbvias que ninguém em sã consciência tentaria sinceramente questionar. Poucos colocariam em questão máximas como “Matar é errado”, “A democracia é melhor que a ditadura”, “A liberdade de expressão e de opinião é um valor indispensável”. A atitude filosófica não reconhece domínios fechados à investigação. Mesmo em relação a crenças e valores que consideramos absolutamente inegociáveis, a proposta da filosofia é a de submetê-los ao exame crítico, racional e argumentativo, de modo que a nossa adesão seja restabelecida em novo patamar. É este o contéudo dessa obra.
- “Pequeno louvor à Deus. Autobiografia”: - essa obra narra duma forma sintética a história da irmã Mambu Teresa Muanza. A autora mete em evidência não somente o desenrolar da sua vida nas diferentes etapas da sua existência, mais sim a intervenção de Deus e as maravilhas que Ele foi e está realizando ao longo da sua vida. A autora, agradecida à Deus, à sua Congregação Religiosa (Irmãs da Misericórdia) e de maneira muito particular aos seus pais, irmãos e familiares, reconhece a presença benéfica de Deus no seio de Família MUANZA. Esta é uma narração muito dinâmica e profunda que não deixará indiferente o leitor, crente ou não, e independentemente da sua confissão religiosa. Para os jovens, rapazes e meninas que desejam consagrar-se a Deus e aos irmãos através da vida matrimonial, religiosa e sacerdotal, a autora dessa autobiografia coloca à vossa disposição um instrumento digno para o amadurecimento do vosso discernimento vocacional.
- “Manual didático de filosofia para 12ª Classe”: - trata-se da segunda edição do texto publicado em 2012. È um óptimo material de apoio para os alunos/estudantes da 12ª que desejam compreender a razão do ser da Filosofia dentro do curriculum escolar de Angola, à luz da Reforma Educativa.
- "Ratio studiorum". RASLO ou seja Longoka-longa-longaziana. É uma revista filosófica que aborda 5 temas filosóficos de 5 autores a saber:
a. O caráter universal da Filosofia -Pensar-Escrever Filosofia- (José Enrique Sobrero Bosch sdb)
b. Os desafios da filosofia no mundo contemporâneo (Nlandu Matondo Faustino)
c. O Lugar da filosofia, em geral e da filosofia africana em particular, no Curriculum escolar em Angola (Joaquim Pedro Neto Rescova)
d. Importância da Filosofia nas políticas da governação dum País (Pina Artur)
e. Filosofia Africana-Bantu é um dado de facto! Sua relevância nos ambientes extra-africanos (Mambu Teresa Muanza – IdM)
Todas essa obras (feita a excepcäo da Revista que esgotou) estäo sendo comercializadas nas seguintes livrarias: Luanda = Irmäs Paulinas e Freis Capuchinhos; Uíje = Freis Capuchinhos no bairro Mbemba Ngango.
BOA LEITURA