O acto Provincial comemorativo do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, decorreu na Damba. Imagem do Muana Damba
Damba - O acto Provincial comemorativo do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, na província do Uíge, decorreu nesta quinta-feira, na sede do município da Damba, 197 quilómetros a norte da cidade do Uìge, cuja cerimonia foi orientada pela vice-governadora para o sector político e social, Maria Fernandes da Silva e Silva.
Presenciaram o acto membros do Governo Provincial, representantes de partidos políticos com assento no parlamento, autoridades tradicionais e entidades religiosas, entre outras figuras convidadas para participar na actividade que coincidiu com o encerramento das festividades dos 65 anos da vila.
Discursando no acto, Maria Fernanda da Silva e Silva enalteceu a figura de António Agostinho Neto, como fundador da Nação Angolana e sábio, tendo projectado o país que os angolanos têm hoje.
A dirigente destacou igualmente as qualidades de Agostinho Neto como estadista, revolucionário destemido, médico, poeta e humanista, cujos pensamentos não se limitam às fronteiras de Angola, mas sim no contexto africano e mundial, onde o seu exemplo serviu de impulso para a libertação de outros povos.
Durante o acto provincial, foi lida uma mensagem dos antigos combatentes, onde mais uma vez a figura de Neto é destacada na luta de libertação contra os opressores, adiantando que os pensamentos de Neto nunca serão esquecidos pelos angolanos, e não só.
As celebrações do 17 de Setembro, em homenagem ao primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, decorrem com várias manifestações culturais, desportivas e políticas a nível da província do Uíge.
Agostinho Neto nasceu em 17 de Setembro de 1922 na localidade de Caxicane, município de Icolo e Bengo, tendo falecido a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, vítima de doença.
Via Angop