Damba em festa por elevação à categoria de vila
Damba - Os munícipes da Damba estão a celebrar, desde hoje, segunda-feira, a 2ª edição das festas de elevação, a vila, desta circunscrição, que dista a 197 quilómetros, a Norte da sede capital da província do Uíge, há 65 anos.
Sob o lema, "Damba paz, unidade e desenvolvimento", a 2ª edição das festas do município da Damba está a ser marcada pela realização de várias actividades de índole económica, social, cultural, desportiva e recreativa, com o destaque para o simpósio sobre a “história da ocupação da região, pelos colonialistas portugueses, a feira de mandioca e a 2ª feira agro-industrial.
A 2ª edição das festas da vila da Damba é sequência do primeiro encontro de quadros, realizado a 30 de Maio, que recomendou a necessidade de congregar, anualmente, os natos e amigos do município, para reflectirem sobre o passado histórico da circunscrição, dinamizando uma série de factores que possam concorrer para o desenvolvimento do município.
O conflito armado, de muitos anos, desarticulou o crescimento e o desenvolvimento económico do município, desafinou a sua rede escolar e sanitária e, com a paz, trabalha-se para a sua recuperação, constituindo, com outro tema do debate, o resgate dos valores cívicos, morais e culturais.
O município da Damba faz fronteira, a Sul, com os municípios do Bungo e de Mucaba, a Norte, o de Maquela do Zombo e a província do Zaire, a Oeste, os do Bembe e do Songo, e a Leste, os município dos Buengas e de Sanza Pombo, tendo uma população de 63 mil e 580 habitantes, de acordo com o Censo/2014.
Os seus habitantes produzem mandioca, banana, café, feijão, amendoim (ginguba), milho, abóbora, gergelim, batata-doce e rena e madeira.
Via Angop