Regedoria do Calumbo necessita de técnicos de saúde
Uíge - A regedoria do Calumbo, 17 quilómetros da cidade capital da província, necessita de três técnicos de saúde para assegurar o normal funcionamento do único centro da regedoria.
De acordo com o regedor Manuel Garcia, que avançou a informação aos jornalistas, apenas um técnico assegura o funcionamento do posto de saúde da regedoria do Calumbo de segunda a sexta-feira, facto que dificulta o trabalho.
Referiu que em caso de indisponibilidade do técnico, os doentes são obrigados a recorrer ao centro da aldeia Tange, que dista a dois quilómetros da cidade do Uíge.
A falta de água potável, vias de acesso, energia elétrica e a necessidade de sete professores são as principais dificuldades dos 7.407 habitantes das cinco aldeias que compõem a regedoria do Calumbo.
A regedoria tem nove escolas que comportam 32 salas de aulas, onde estão matriculados 659 alunos da iniciação ao II ciclo do ensino secundário a cargo de 33 professores.
A população do Calumbo vive da prática da agricultura, produzindo a mandioca, banana, cana-de açúcar, batata-doce, feijão, entre outros produtos.
Via Angop