Dontana em Angola, a venda e secção de autógrafos.
Por Sebastião Kupessa
O músico angolano DONTANA estará em Angola, mais uma vêz, para comercializar a última edição do seu CD, com o título ANAFRICA. A sua digressão no país das suas origens, prevê-se, para além de Luanda, a deslocaçâo para a província do Uíge e no munícipio da Damba.
Em Luanda, o artista vai efectuar a venda e secção de autógrafo, no dia 1 de Agosto de 2015, na praça da independência, apartir das 8 horas. Duas semanas depois, realizará as mesmas actividades, desta vêz na cidade-capital da província com o cheiro do café, Uige. O acto vai acontecer na Praça Grande, às 8 horas.
Na sede do município da Damba, estão agendadas muitas actividades, entre as quais, a animaçâo cultural, a excursão de recreio nas quedas do Rio Ngungi, acompanando a irmâ Teresa Mambu, da ordem das irmãs da Misercódia, também residente na Alemanha (ver o link, em baixo do artigo). Para terminar a sua viagem nas terras do soba Namputu, o músico, reserva o dia 19 de Agosto deste ano, para vender e autografar os CD do seu álbum ANAFRICA.
Recordamos que, depois do maxi-single ECLIPSE, Dontana nos surpreendeu neste álbum entitulado ANAFRICA (filhos de África), com 16 faixas, todas de índole social.
Não por cantar a sua Damba natal ou em kikongo, que devemos considerar-lo como melhor cantor, Dontana é acima de tudo, um músico africano, na classe do Lokwa Kanza ou do Maestro africano Ray Lema, natural de Nkolo-Fuma, no visinho RDC, há escassos km da fronteira angolana. Não é estranho a omnipresença do batuque e do Kisanzi, símbolos da música Africana, versão bakongo, a chamada masikilu, na maioria das suas canções. O seu pan-africanismo é testemunhado pela presença do cameronês Njany Sitson, que canta na sua língua materna, Medumba, em dueto, na canção n°5, IYE-IYE, que o presente Portal elegeu como música do mês. Outro exempro, não menos importante, a participação como percussionista, do congolês de Brazzaville Nzungani.
Todos os títulos foram arranjados e produzidos pelo próprio Dontana atravêz do Top-Sound productions.
O cantor angolano natural da Damba, província do Uíge, redicado na Alemanha, é um compositor versátil, guitarrista, vocalista e percussionista. Começou a cantar e tocar batuque em 1975 com dêz anos de idade na Paróquia do Kimbunga.
O presente CD com seguintes canções: Kya ku kya, Mayalele, Zola Nkweno, Dilu ye lukazu, Eyi eyi, Ngola yasisa, Longo lwa bela, Ana Ngola, Tuzolana, Mpasi za nza, Mabanza Lwanda, Sanzi, Tsiama, Nvwanzi a tsutsu, Zola muna Makanda, Kumama, cantadas em kikongo e alemão, de semba e masikilu, kinbondo e kimbongila, ritmos tradicionais da música africana e moderna, mas com mistura de elementos da música sul-americana.
Nvuazi a Nsusu - Dontana
/image%2F0932300%2F20150531%2Fob_f1eb5b_10619950-1547339125486257-915868559294.jpg)
ITINERÁRIO CULTURAL DA IRMÃ MAMBU TERESA MUANZA - Portal do Uíge e da Cultura Kongo
ITINERÁRIO CULTURAL DA IRMÃ MAMBU TERESA MUANZA (IRMÃ UNIVERSAL - I.U.) AGOSTO 2015 Irmã Mambu Teresa Muanza, natural do bairro Kinsakala - Damba, é religiosa consagrada no Instituto das Irmã...
http://www.muanadamba.net/2015/05/itinerario-cultural-da-irma-mambu-teresa-muanza.html