Habitantes do Quindenuco beneficiam de projecto de purificação de água
Uíge - Duzentos e 45 mil habitantes do bairro Quindenuco, cinco quilómetros a sul da cidade do Uíge, beneficiarão de um projecto do sistema de canalização e purificação de água, cujo lançamento de primeira pedra foi feito terça-feira pelo administrador municipal do Uíge em exercício Luquelamo Manuel Alexandre.
O projecto foi financiado no valor de 12 milhões 102 mil e 200 Kwanzas pelo governo Japão através da sua embaixada em Angola, sendo um milhão 793 mil e 300 Kwanzas uma contribuição da Acção Angolana de Apoio as Verdadeiras Viúvas (ANGOAVI).
As obras do sistema de água, que vai ser captada a partir do rio Caiula, 500 metros a nordeste do bairro Quindenuco, terão a duração de seis meses a cargo da empresa Cuilocons LDA.
O presidente da ANGOAVI, Benjamim Faustino Matangui, disse que o projecto visa a melhoria de qualidade de consumo da população, assim como a melhoria do saneamento básico comunitário, incluindo a redução de carga horária em busca de água ao rio.
Referiu que o projecto surge como uma primeira experiência, explicando que "tudo será com base simples, nós vamos fazer a captação de água do rio para o tanque e a partir daqui vamos montar o sistema que vai poder purificar, de forma a tornar limpa para o consumo”.
O administrador municipal do Uíge em exercício, Luquelamo Manuel Alexandre pediu a população do Quindenuco no sentido de colaborar com a empresa de maneira que o projecto seja concluído com êxito.
Na mensagem do sobado do Quindenuca, a população agradeceu o esforço do governo local e da administração municipal do Uíge pela implementação do projecto.
Via Angop