Embaixador angolano apresenta cartas credenciais ao Príncipe de Mónaco
EMBAIXADOR MIGUEL DA COSTA (À DIR.) APRESENTA À SUA ALTEZA SERENÍSSIMA ALBERTO II AS CARTAS CREDENCIAIS NO PRINCIPADO DE MÓNACO
Luanda - O Embaixador Miguel da Costa apresentou à Sua Alteza Sereníssima Alberto II as Cartas Credenciais que o oficializam na qualidade de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, numa cerimónia que decorreu hoje no Palácio do Príncipe, em Mónaco.
Uma nota de imprensa da Embaixada de Angola em França indica que durante a audiência privada com o Príncipe Alberto II, o embaixador manifestou, em nome do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o desejo de Angola ver reforçada a sua relação de cooperação com o principado.
À saída da audiência, o diplomata angolano lançou um apelo para que os empresários monegascos participem no actual processo económico do país, tendo salientado que “Angola é um país aberto, estável e que oferece garantias aos investidores”.
O Principe Alberto II manifestou “completa disponibilidade em apoiar o processo de diversificação económica, principalmente em áreas como o turismo e transportes”, que representam os principais sectores económicos daquele território, domínios sobre os quais Angola pretende se fortalecer.
Para a cerimónia de apresentação das cartas credenciais, o diplomata angolano fez-se acompanhar pelo Ministro-conselheiro da Embaixada de Angola em França, Pedro Ngoma.
Seguidamente, a delegação angolana percorreu vários organismos oficiais e pontos de interesse do Principado.
O estabelecimento das relações diplomáticas entre a República de Angola e o Principado do Mónaco ocorreu no dia 29 de Julho de 2014, em Paris, assente na base dos princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, particularmente o respeito e a promoção da paz, a segurança internacional.
De igual modo baseado na igualdade entre os Estados, a soberania nacional, a independência, o respeito dos tratados internacionais, a integridade territorial e a não ingerência nos assuntos internos dos estados.
O Principado de Mónaco está situado no sul de França, com uma economia forte que assenta fundamentalmente no turismo de luxo. Em termos políticos, Mónaco é uma monarquia constitucional e o actual soberano é o Principe Alberto II.
Via Angop