Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog
19 May

Vendedores ambulantes com melhores condições

Publicado por Muana Damba  - Etiquetas:  #Notícias do Uíge

Image de arquivo

Image de arquivo

Por Joaquim Júnior

Os vendedores ambulantes da cidade do Uíge têm um espaço próprio no bairro Candombe Velho, onde estão a ser criadas as condições para o funcionamento de um novo mercado.

A decisão foi tornada pública no final da terceira reunião ordinária do Conselho de Auscultação e Concertação Social do município do Uíge, orientada pelo administrador Altamiro Benjamim.


A medida surge para conferir dignidade aos vendedores ambulantes, pois a venda na rua representa um risco para a vida dos vendedores.


Os vendedores que actuam nas ruas Comandante Bula, 1º de Agosto, Ultramar e do Comércio e na Rotunda do Songo são os primeiros contemplados, por estarem nos pontos mais críticos.


O chefe da secção dos Serviços Comunitários e Fiscalização da Administração do Uíge, Manuel Estêvão, explicou que os vendedores da Rotunda do Songo, que invade o asfalto para vender os seus produtos de forma muito arriscada, têm outras opções como os mercados da Feira, do Paco e do Benzi, onde existem espaços suficientes e seguros para o exercício da actividade comercial. Manuel Estêvão referiu-se ao mercado do Quindenuco, na via entre o Uíge e Dange Quitexe, devidamente construído e que dispõe de vários serviços para o exercício de vendas.
“Os vendedores não aceitam ir para lá, situação que revela desobediência”, deplorou.


Na reunião, os participantes manifestaram-se preocupados com a proliferação de barracas e casebres nas artérias da cidade, por isso encorajaram os serviços comunitários e de fiscalização da Administração Municipal do Uíge a implementarem medidas severas para acabarem com essa prática.

Recolha do lixo

A situação do saneamento básico no município do Uíge foi considerada “regular” pelos participantes no Conselho de Auscultação e Concertação Social, e foi recomendado o reforço da implementação de campanhas de limpeza e embelezamento.


Manuel Estêvão disse que o processo de recolha de lixo na cidade cumpre com os critérios estabelecidos, apesar do comportamento menos digno de alguns munícipes.


“Muitas mães mandam as crianças deitar o lixo. Estas não conseguem depositar os resíduos sólidos nos contentores e deixam cair tudo no chão”, disse o chefe da secção dos serviços comunitários e fiscalização da Administração Municipal.

Via JA

Archivos

Acerca del blog

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo