Transportes públicos têm nova operadora
Por António Capitão
Uma nova frota de viaturas para táxi entrou em circulação na semana finda, na cidade do Uíge, para reforçar os serviços de transportes interurbanos de pessoas e mercadorias de pequeno volume.
Composta por 12 viaturas ligeiras de cinco lugares, a referida frota vai efectuar rotas interurbanas na cidade do Uíge, num sistema de descarga porta-a-porta, cuja corrida é cobrada no valor de 150 kwanzas por ocupante.
A operadora é um investimento do grupo empresarial juvenil local e 85 por cento do financiamento foi do Banco de Poupança e Crédito (BPC), no âmbito do Crédito Jovem.
O administrador municipal do Uíge, Altamiro Benjamim, que presidiu à cerimónia de lançamento dos serviços, destacou a iniciativa empreendedora, tendo em conta que a mesma vai permitir que os munícipes viagem em segurança e conforto, aumentando igualmente a disponibilidade em termos de transportes públicos.
“É a demonstração do envolvimento do sector empresarial privado na diversificação da economia local, na criação de bens e serviços essenciais para a população e na geração de novos postos de trabalho para a juventude”, disse o administrador do Uíge.
Além disso, o administrador Altamiro Benjamim inaugurou o “Bângulo”, um estabelecimento hoteleiro do mesmo grupo, que contém esplanada, restaurante, geladaria, churrascaria e pastelaria.
Dungo Kubi, director-geral da DK, Lda, a empresa que colocou os dois serviços à disposição da população da província do Uíge, considerou que os preços dos produtos estão ao alcance dos clientes de baixa, média e alta renda.
Via JA