Reassentados mais de cinco mil cidadãos angolanos na província
Uíge - Cinco mil 115 angolanos oriundos da República Democrática do Congo, dos sete mil 871 que a província prevê receber, foram já reassentados nas suas áreas de origem de Agosto de 2014 a Março do presente ano, no âmbito do processo de repatriamento voluntário do governo angolano.
Os dados foram avançados quinta-feira, nesta cidade, pela vice-governadora provincial do Uíge para o Sector Político e Social, Maria Fernandes da Silva e Silva, na abertura do Conselho provincial de Auscultação e Concertação Social, orientado pelo governador, Paulo Pombolo.
Precisou que 304 outros cidadãos que não reuniam as condições foram devolvidos por não terem os requisitos necessários durante o processo de triagem pelo Serviço de Migração e Estrangeiros.
Para a Maria Fernandes da Silva, todos os cidadãos retornados da RDC, e já reassentados possuem registo de nascimento, assim como de Bilhete de Identidade, obtidos no centro de passagem de Maquela do Zombo.
Disse ainda que os mesmos receberam apoios em chapas de zinco para a construção de casas, instrumentos agrícolas e outros incentivos para a sua reinserção social em Angola, com vista a reduzirem a dependência do governo e das organizações filantrópicas.
Segundo a vice-governadora, para a conclusão do processo, cujo prazo foi prorrogado para Dezembro deste ano pelo Ministério de Assistência e Reinserção Social, faltam 2.103 cidadãos.
O encontro juntou membros do governo provincial, representantes de partidos políticos, religiosos, autoridades tradicionais, orgãos de defesa e segurança, para analisarem assuntos relacionados com as estratégias de arrecadação de receitas, o fenómeno religioso, o relatório de repatriamento de cidadãos oriundos da RDC e o orçamento provincial revisto de 2015.
Via Angop