Administrador quer preservação do sítio histórico da batalha de Ambuila
Uíge- O administrador municipal do Quitexe, Província do Uige, Salvador Lindo Bernardo, defendeu hoje, segunda-feira, a preservação do local da batalha de Ambuila (1665), por ser o testemunho sobre a resistência dos patriotas angolanos contra a ocupação colonial portuguesa.
Em declarações à Angop, o administrador defendeu igualmente a necessidade de os actores nacionais reflectirem sobre a importância do local como património cultural em Angola.
Revelou que o local onde ocorreu a batalha de Ambuila situa-se na regedoria de Ambuila, município de Quitexe.
Salvador Lindo Bernardo avançou que o local já é classificado pelo Ministério da Cultura como sítio histórico e cultural através do decreto-lei número 05/15 de 15 de Abril.
A batalha do Ambuila teve lugar a 29 de Outubro de 1665 entre as tropas do regime colonial português e as do rei do Congo, Vita Ncango, mais tarde conhecido por António I, que reinou entre os anos 1661/1665.
O município de Quitexe, situado a 40 quilómetros a sul da capital da província do Uíge, tem uma extensão territorial de três mil 872 quilómetros quadrados e uma população estimada em mais de 32 mil habitantes, distribuídos em três comunas,17 regedorias e 75 aldeias.
Via Angop