Habitantes do Kibokolo fomentam produção agrícola
Uíge - Os habitantes da comuna de Quibocolo, município de Maquela do Zombo, província do Uíge, estão desde o princípio da presente época agrícola a fomentar a produção dos alimentos com vista a garantir a sustentabilidade das famílias bem como diversificar a economia.
Em declarações hoje, domingo, à Angop, a administradora comunal de Quibocolo, Amélia Virgínia, disse que nesta época agrícola os camponeses, com ajuda da administração municipal, estão a trabalhar 300 hectares de terras, dos quais cerca de 150 já foram desbravados e plantadas diversas culturas.
“Produzimos a mandioca, milho, feijão, ginguba, arroz, batata-doce, inhame, banana, hortícolas e outros produtos alimentares”, frisou.
Amélia Virgínia avançou que a administração municipal disponibilizou um tractor que tem vindo a desbravar as terras aráveis, ajudando as associações agrícolas e pequenos agricultores a semear produtos em grande quantidade.
Indicou que na comuna estão controladas três associações agrícolas nas localidades de Mongo Quimuana, Mavoio e Mbanza Zulo, bem como pequenos agricultores e uma fazenda agro – pecuária familiar, de grande dimensão, que vai fornecer para o município e a província, em geral, nos próximos dias, o arroz, milho e outros produtos alimentares em grande quantidade.
Apontou que um dos desafios da comuna e da administração municipal é o da melhoria das vias secundárias e terciárias com vista a facilitar o escoamento dos produtos do campo para os mercados.
Via Angop