Governador exorta jovens a contribuir para desenvolvimento do país
Uíge - O governador do Uíge, Paulo Pombolo, exortou hoje, quinta-feira, nesta cidade, a juventude da região a primar em acções para o desenvolvimento da província e do país em geral, a exemplo do líder Hoji- ya- Henda.
Falando na abertura do 3º encontro provincial da juventude, Paulo Pombolo, adiantou que com o país pacificado e reconciliado é momento para a juventude angolana, em particular da província do Uíge, redobrar esforços na sua formação para melhor contribuir para a edificação do país.
“A juventude deve aproveitar no máximo as condições que o Executivo está colocando à sua disposição para a sua formação técnico profissional e académica, com vista a dominar o manuseamento dos equipamentos como ferramenta do mundo globalizado”, aconselhou.
Paulo Pombolo disse ainda que a juventude deve desempenhar um papel preponderante na sensibilização dos automobilistas por sistema de brigadas e associações juvenis, com vista a pautarem na condução adequada, de acordo ao código da estrada.
Condenou, por outro lado, a prática de muitos automobilistas, principalmente jovens, que conduzem em estado de embriaguez, contribuindo para o aumento de número de mortes nas estradas.
Chamou a atenção aos jovens a não aderirem comportamentos indecorosos, optando pelos princípios da ética, respeito, tolerância, harmonia e espírito de patriotismo, por forma a continuar a preservar a paz, liberdade e reconciliação nacional.
A necessidade dos líderes juvenis envidarem esforços no processo de educação moral e cívica, por forma a incutir o mais rápido possível os valores morais e cívicos no seio da juventude, foi também solicitado pelo governante.
“A juventude deve respeitar a democracia e a Constituição da República, baseando-se pelos princípios e seus trâmites legais, para garantir a segurança da paz efectiva no país”, frisou.
O governador condenou as várias práticas de violência como a delinquência, vandalismo e uso excessivo de bebidas alcoólicas e outras drogas que se tem verificado no dia-a-dia no seio da juventude, provocando assim perturbações nas famílias e na sociedade em geral.
“Queremos jovens educados, formados em todos domínios do saber e que respeitem os princípios do bem-estar social, com vista a promover a unidade no seio da sociedade”, acrescentou.
Para Paulo Pombolo, durante 13 anos, o país cresceu significativamente, mormente em infraestruturas sociais e culturais, sendo os jovens como maiores beneficiários.
Exortou a juventude a manter-se vigilante, de forma a denunciar qualquer prática que tende perturbar a paz e tranquilidade no seio da população, com vista a evitar comportamentos que provoquem o luto e dor.
Via Angop