Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog
26 Apr

Garantida melhoria das condições sociais básicas aos habitantes de Kibokolo

Publicado por Muana Damba  - Etiquetas:  #Notícias do Uíge

Vista parcial do Kibokolo

Vista parcial do Kibokolo

Uíge - A administradora comunal de Quibocolo, 290 quilómetros a norte da sede capital da província do Uige, Amélia Virgínia garantiu hoje ter-se registado nos últimos três anos melhorias na oferta de serviços sociais básicos à população da comuna, traduzida na construção de infra-estruturas sanitárias, escolares e outros.

Segundo Amália Virginia, no âmbito do programa que visa a melhoria dos serviços básicos de saúde, a comuna beneficiou nos últimos três anos de dois centros de saúde, sendo um na sede da comuna e outro na aldeia Quinzau, três postos de saúde distribuídos nas localidades de Quimangumbo, Yanga e no Mavoio. As cinco unidades estão asseguradas por 13 enfermeiros e um médico.

Ainda neste sector, a administração pretende reforçar a capacidade de intervenção nos cuidados primários de saúde, construindo mais postos de saúde nas localidades onde não existem, criação de equipas que visam o combate à malária nas localidades e o reforço dos ténicos de saúde e médicos.

Na sede da comuna, enfatizou, os habitantes consomem também energia eléctrica de um grupo gerador com capacidade para 150 KVA que fornece iluminação pública e permite o funcionamento adequado das instituições.

“Mais de 30 postes para iluminação pública foram instalados nas diversas ruas da comuna e a administração está levar a cabo trabalho de expansão das ligações domiciliárias nos diversos bairros que compõem a sede da comuna”, disse.

A administradora referiu que a ideia é de permitir que a comuna esteja iluminada, sobretudo no período nocturno, garantir o funcionamento adequado das instituições, bem como proporcionar um bem-estar aos habitantes.

Amélia Virgínia sublinhou que um outro ganho da população na comuna, é a instalação do sistema de furos artesianos para o fornecimento de água canalizada aos habitantes. Enquanto isso, pelo menos 10 chafarizes e lavandarias foram construídos nos vários bairros periféricos.

“Dentro do programa de melhoria das condições de vida dos habitantes nas zonas rurais, pedimos à administração municipal para que possa expandir estes serviços nas outras localidades onde os habitantes enfrentam dificuldades para acarretarem água”, concluiu.

Localizada a 30 quilómetros da sede de Maquela do Zombo, a comuna de Quibocolo tem um total de 56 aldeias com 43 mil 730 habitantes, entre camponeses e comerciantes.

Via Angop

Archivos

Acerca del blog

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo