Reconhecida contribuição da mulher no desenvolvimento económico
Uíge - A secretária provincial do Uíge da OMA, Nazaré dos Anjos Mendes, reconheceu hoje, sábado, nesta cidade, a contribuição da mulher da região e do país em geral no desenvolvimento de Angola, mormente na desenvolvimento do economia.
Ao intervir na abertura da palestra sobre a “importância da diversificação da economia e contribuição da mulher angolana no processo de desenvolvimento económico do país e da província em particular”, recordou que a mulher deu sempre o máximo de si em todas as etapas do desenvolvimento de Angola.
Como disse, o seu empenho em diversos sectores da vida económica e social da nação, concretamente na realização de actividades para o bem-estar das famílias em todas as comunidades, constituem passos da sua contribuição para o desenvolvimento.
“A mulher rural trabalha de forma incansável para garantir a dieta alimentar, não só das suas comunidades como para toda a província e país no geral”; reconheceu.
Nazaré dos Anjos garantiu que o secretariado provincial levará a cabo, no âmbito do programa Março Mulher, a sensibilização das mulheres em todos os municípios da província, sobre a importância da diversificação da economia e do combate à pobreza.
O economista Alcides Gomes reconheceu também a acção da mulher no desenvolvimento económico do país.
“As mulheres têm tido uma participação brilhante nesse processo, chegam a superar o desempenho dos homens. No executivo temos muitas mulheres a brilhar em cargos ministeriais, por exemplo a ministra do Comércio. Ela age que nem mesmo um homem. Com a subida anárquica de preços de alimentos, reuniu com importadores e ordenou que quem não baixar preços lhe será retirada a licença”, exemplificou.
Disse existirem também mulheres fortes na província, umas conhecidas outras não que ao lado do homem participam activamente no processo da reconstrução nacional.
Louvou o trabalho desenvolvido pela OMA na formação das mulheres para a sua contribuição no processo de desenvolvimento do país e da província em particular.
Participaram na palestra membros da OMA e mulheres de diversas igrejas sedeadas na cidade do Uíge e arredores.
Via Angop
