Governador encoraja camponeses a aumentarem produção agrícola
Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, encorajou nesta quinta-feira a população, sobretudo os camponeses, a alargarem os campos de cultivo e a aumentarem a produção agrícola, com vista a garantir um sustento adequado e contribuírem para a diversificação da economia local.
Paulo Pombolo, que falava no âmbito da sua deslocação aos municípios do Kimbele e Sanza Pombo, disse que o solo da província do Uíge é totalmente fértil, mesmo sem adubos a população pode cultivar tudo sem grandes constrangimentos, sendo importante juntar sinergias para combater a fome e a pobreza no seio das famílias.
Disse que o Executivo traçou mecanismos aceitáveis para ajudar os camponeses, em pouco tempo, a apresentarem uma produtividade aceitável de alimentos agrícolas e contribuir para o bem-estar da população.
“ No ano transacto o sector da agricultura na província produziu mais de três milhões de toneladas de produtos agrícolas diversos, e este ano a aposta do governo é produzir acima deste número de toneladas para garantir alimentação suficiente à população”, apostou.
Apontou ainda a produção da madeira como outra fonte alternativa para a diversificação da produção económica local, visto que a província é detentora de várias espécies de madeira ainda não exploradas e que podem contribuir para o seu desenvolvimento.
“ Vamos organizar este sector, ao invés de continuarmos a assistir a exploração desenfreada em que pessoas que não pagam imposto continuem a explorar a madeira deixando a província na pobreza e enriquecendo outras regiões”, precisou.
O governante disse ser indispensável colocar as capacidades e energia humana no desenvolvimento do sector agrícola, organizando cooperativas agrícolas, associações e empresas para uma agricultura que possa produzir em grande escala produtos alimentares para o sustento da população e o desenvolvimento da província.
A província do Uíge, situada no extremo norte do país, é potencialmente agrícola e rica em recursos hídricos e não só, possui 16 municípios e 32 comunas e conta com uma população, segundo dados preliminares do Registo Geral da População e Habitação de 2014, de um milhão 426 mil e 354 habitantes.
Via Angop