Mais de 60 mil metros de terreno livre de minas no Bungo
Uíge - Sessenta e dois mil dos 270 mil e 150 metros quadrados que compõe a reserva fundiária do Estado no município do Bungo, província do Uíge, estão já livres de engenhos explosivos não detonados que anteriormente impediam a construção de 200 fogos habitacionais, destinados para funcionários públicos e população em geral.
A informação foi avançada hoje, a Angop, pelo director provincial do Instituto Nacional de Desminagem no Uíge, José João António André, no âmbito do balanço das principais actividades realizadas pela instituição durante o ano transacto.
O responsável disse que no espaço já desminado, a brigada desactivou 909 engenhos explosivos sendo quatro minas anti-tanque, 837 munições, 68 engenhos explosivos diversos e 22 mil 520 metais, cuja destruição total será feita no próximo dia 23 do mês em curso na respectiva reserva fundiária.
José João André avançou que as actividades no local continuam e decorrem na sua recta final sem sobressaltos e lembrou que durante o ano findo a instituição respondeu prontamente as actividades pontuais de remoção de engenhos explosivos achados pela população nos vários municípios da província.
Segundo disse, o INAD no Uíge tem vindo a promover no seio das comunidades, ciclos de palestras e educação sobre os riscos de minas e sensibilizar a população para que quando encontrem engenhos explosivos não toquem, mas sim comunicarem as autoridades competentes.
Fez saber que para o presente ano a Direcção Provincial do Instituto Nacional de Desminagem no Uíge, perspectivou intensificar as actividades de desminagem começando com os troços que ligam os município de Quitexe em direcção a localidade da Ambuila, numa extensão de mais de 90 quilómetros, e o troço que liga a localidade do Quizenga com à comuna de Lembua, município da Damba.
Deu a conhecer que antes da desminagem os técnicos sapadores estão a beneficiar de 12 a 23 de Janeiro, de um seminário de refrescamento das técnicas de desminagem, com vista a garantir melhor segurança e bom trabalho no terreno.
O Instituto Nacional de Desminagem foi criado em 1996, com objectivo de libertar as zonas minadas durante o conflito armado. Desde a sua criação a direcção provincial do INAD no Uíge, já desactivou cerca de 21 mil 634 engenhos explosivos nos diversos municípios da província.
Via Angop