Embaixador da China trabalha na província
Uíge - O embaixador da China em Angola, Gao Kixiang, iniciou nesta quarta-feira uma visita de trabalho à província do Uíge, para avaliar os projectos desenvolvidos por empresas chinesas na região e fortalecer o relacionamento com as autoridades locais.
O diplomata visitou desde a sua chegada o campo agrícola de produção de milho, arroz e trigo, localizado em Lucelua, município de Sanza Pombo, 150 quilómetros a Nordeste do Uíge.
Ao intervir num encontro com os membros do governo local, o vice-governador para o Sector Económico no Uíge, Carlos Mendes Samba, manifestou-se satisfeito com a iniciativa do diplomata chinês, que visa também constatar as condições da comunidade chinesa na região e os projectos em desenvolvimento.
Fez saber que a província do Uíge é potencial no domínio agrícola e de mineral.
Gao Kexiang disse que este é a primeira vez que visitou a província do Uíge, com objectivo de conhecer melhor a região, como em criar vínculo mais próximo de ambas as partes sobre o desenvolvimento do país e da província do Uíge.
O embaixador reconheceu as potencialidades da província do Uíge, quer em recursos hídricos, quer agrícolas, que podem permitir o desenvolvimento rápido da mesma.
Gao Kexiang pediu igualmente ao governo local a apresentar projectos concretos que podem ser implementados por empresas chinesas.
Situação geográfica e climática da região do Uíge, número de habitantes, contribuição do governo local e das empresas chinesas na província, perspectivas dos projectos consignados são entre outros os assuntos abordados durante o encontro.
Este é a primeira visita do embaixador da china à província do Uíge. Tem duração de três dias.
Via Angop