Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog
26 Jan

Autoridades lançam programa de reintegração de retornados no Uíge

Publicado por Muana Damba  - Etiquetas:  #Notícias do Uíge

O ensino da língua portuguesa é um dos principais aspectos dessa integração.

O director provincial da educação no Uíge Manuel Zangala confirmou que os retornados na República Democrática do Congo(RDC), apesar de as autoridades locais continuarem a recusar fornecer dados concretos.

  • Manuel Zangala defendeu a necessidade de o Executivo local continuar a desenvolver acções que visem combater o analfabetismo nas comunidades e a reintegração no sistema de ensino dos refugiados angolanos que estavam na RDC.

Aquele responsável disse à VOA no Uíge que, para a sua integração no actual sistema de ensino, estão a ser implementado um programa especial de aprendizagem da língua portuguesa aos retornados para permitir a comunicação.

“Nós temos trabalhado na reintegração dos nossos compatriotas, quando eles chegam e a nível do Governo existem equipas que trabalham com esses nossos compatriotas, como o Minars, Saúde, Desporto, Educação, entre outros”, reiterou Zangala

O registro dos cidadãos em idade escolar entre adultos, crianças e adolescentes, e os que têm o ensino superior técnico ou profissional é uma das prioridades para o sector da Educação que se faz presente nos principais centros de acolhimentos localizados no município de Maquela do Zombo onde são acolhidos.

“Fazemos o levantamento de todos os cidadãos com idade escolar e os que têm uma formação superior e enquadramos consoantes os níveis académicos” acrescentou.

A segunda fase do repatriamento voluntário de angolanos que viviam há vários anos na condição de refugiados na RDC teve inicio em 2014 e prossegue este ano.

O processo é fruto de um acordo entre os dois países e conta com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Via Voanews

Os retornados angolanos da RDC

Os retornados angolanos da RDC

Archivos

Acerca del blog

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo