Uíge - O presidente da Federação Angolana de Judo, Paulo Nzinga, admitiu neste domingo ser necessário expandir o judo a nível nacional, tendo em vista a descoberta de novos valores.
“Queremos uma verdadeira expansão do judo em Angola, que seja praticada em todos os cantos das demais províncias do país, com vista a descobrir novos talentos e consequentemente fortificar cada vez as selecções nacionais”, observou o dirigente em declarações aos jornalistas no final da segunda edição do campeonato nacional unificado em júnior, que decorreu no Pavilhão do Clube do Uíge.
Disse que o campeonato, organizado pela Federação Angolana de Judo, é selectivo aos próximos desafios da selecção nacional de judo, nomeadamente a participação do país nos jogos da SADC, em Dezembro próximo, no Zimbabwe, assim como no Africano, do próximo ano, em local ainda por indicar.
Depois de manifestar a sua insatisfação pela ausência das demais províncias na prova (apenas cinco participaram), o responsável solicitou às direcções dos desportos a trabalharem arduamente, no sentido de se tirar maiores proveitos dos talentos dos angolanos.
Participaram no campeonato equipas das províncias de Luanda, Malanje, Cuanza Norte, Benguela e Uíge, onde os grandes vencedores foram o Interclube, em masculinos, e Nacional de Benguela, em femininos.
Via Angop