Programa do Colóquio sobre a história da Damba
DOCUMENTO BASE E PROGRAMA DE COMUNICAÇÕES E DEBATE DE IDEIAS DO PASSADO HISTORICO DE DAMBA POR OCASIÃO DAS FESTAS DA VILA
- INTRODUÇÃO.
Num contexto geral, a historia constitui para a humanidade, o que é a memoria para a pessoa. Ela responde a uma exigência universal de conhecer as suas origens, de compreender a sua evolução de afirmar a identidade profunda dos seres humanos, para alem da sua diversidade, através da sua evolução.
De um modo nenhum, a Historia pode ser concebida como um simples relatório de factos e personagem. É preciso saber o que eles significam, quê papel jogaram tanto nos conflitos sociais, como influíram nas transformações sociais, económicas, politicas e culturais.
Os considerados acima referenciados permitem-nos e obrigam-nos a enfrentar um grande desafio no momento que o Municipio da Damba e os Ndamba movidos pela ansiedade e bairrismo que lhes é peculiar por ocasião da realização das primeiras festas da vila, pretendem com esta gesta, restaurar o seu passado histórico e para que essa historia e devido das acções de todos aqueles que foram protagonistas e continuam a sê-lo, não deixem apagar pelo tempo.
A Historia do Municipio encontra-se ainda mergulhada em fragmentos soltos pelo que é pertinente a sua reconstituição, e essa reconstituição passa pelo engajamento e dedicação de todos aqueles que se afirmam como filhos da Damba.
Uma das problemáticas que dificulta muito hoje a sua reconstituição é a que se prende com a sua realidade Pré-Colonial e que para a sua afirmação é imperativo a recolha dos dados preservados pela oralidade. Contudo, não é de por de parte a Historia colonial, que por natureza é impregnada de preconceito tendentes a valorização da civilização europeia portuguesa que ditou o fim nefasto de toda uma historia secular dos novos encontrados, e que necessariamente tem que ser reescrito.
Partindo das origens e afirmações do que é hoje a Damba, seu espaço na conjuntura do espaço nacional que é Angola, cremos que o Municipio tem uma pedra a colocar nos alicerces da historia de Angola, cientifica e verdadeira, que se pretende elaborar.
É nesta vertente no quadro da realização das 1ªs Festas do Municipio da Damba, na Angola independente de 14 à 17 de setembro do ano corrente, como necessidade imperiosa no quadro da sua afirmação histórica, politica, social, económica e cultural para a afirmação das suas gentes, somos pela presente e no quadro dessas comemorações, levar a cabo um Coloquio que servira de debate de ideias e de reflexão, que permitirão avaliar o estado dos nossos conhecimentos e investigações da Historia da Damba.
O coloquio, vem na perspectivas de juntar especialistas e não so e de mais filhos da Damba no seu todo, debaterem termos do passado, presente da Historia da localidade no intuito de trazerem novas abordagens e novas temáticas mesmo com outros especialistas de varias áreas do saber.
2. OBJECTIVO
Pretende-se com este encontro e de debates de ideias abordar o papel história na reconstrução e construção do passado histórico do Municipio, cujo nível de profundidade numca mereceu a atenção devida, por razões quiçá diversas vivenciadas por um ciclo de desunião dos angolanos pos a proclamação da independencia e que so o ano 2002 ditou o fim dessa epopena e com ela a paz almejada.
3. METODOLOGIA
As comunicações deverão, por um lado, ter em conta o quadro cronológico correspondente aos temas propostos e estar enquadradas nas diferentes áreas disciplinares indispensáveis ao estudo da Historia local.
Dentro deste quadro como nossa proposta e “que bem sofrer alteração na sua concepção” propomos os seguintes temas:
- A presença portuguesa no actual Municipio da Damba e sua implicações na alternância toponimica das localidades nativas.
- Necessidades e imperativo da descoberta das figuras locais nativas do período pre-colonial e colonial para a compreensão do passado histórico da Damba.
- Instrumentos de trabalho e a memoria das actividades económicas locais da Damba pré-colonial e colonial.
- Percurso histórico migratorio e fixação das populações da área Damba, segundo fontes da tradição oral.
- Percurso histórico da conquista e colonização da Damba. Lutas de resistência e suas implicações.
- Necessidade e importância do conhecimento das tribos `` Nvila ´´ para a compreensão do passado histórico da Damba no quadro da identidade das suas gentes.
- Os `` Nlanbu ´´ como suporte organizacional, fixação e afirmação das localidades dos Ndamba de hoje. Um estudo epistemológico partindo do epicentro migratório Kongob`` Mongo Nkayla ´´
- Desporto: Uma expressão de identidade, de valores e de riqueza histórica dos Ndambas.
N.B: A concepção destes temas não descarta a possibilidade de propor um tema de domínio e de convivência desde que esteja enquadrado no resgate do figurino historico, politico e cultural da Damba e demais suas diversas vertentes.
Entrega de resumos
- Até dia de 31 Agosto de 2014, por correio electrónico ( domzacas.xitamateta@gmail.com, mariacavungo@gmail.com, zacmateta@yahoo.com.br , info@muanadamba.net ou legoza@gmail.com )
Entrega das comunicações ate dia 04 de Setembro de 2014.
As comunicações deverão ser remetidas num único documento, cujas normas são as seguites:
- As comunicações deverão ter no mínimo de 15 paginas e um máximo de 30 (incluindo anexos de todo o tipo ), em formato Word, 1,5 de espaço de separação, com letra de tipo Times New Roman, tamanho 14. As margens da pagina serão de 3 em superior e esquerda e de 2,5 inferior e direita
- O titulo da comunicação deverá estar em maiúsculas e negrito em tamanho 14
Preletores
- Camilo Afonso ( Brazil) - +557133214495/ Celular Pessoal +557186057386
- Mbala Lussunsi Vita
- Andre Nsunda Dialamicua
- Miguel Barroso Kiala
- Paulo dos Santos Júnior
- Pedro Kiamesso
- Tony Sofrimento
- Dr. Onoré Bunga – Arquivo Historico de Angola ( 923495223)
Documento enviado por Manuel Zacarias, administrador Municipal Adjunto da Damba
Dontana (João Zangilu)