Ministro defende comités de auditoria de mortes maternas
/image%2F0932300%2F20140726%2Fob_add7f8_jose-van-dunem.jpg)
Uíge - O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, defendeu, sexta-feira, a implantação dos comités de auditoria de mortes maternas e peri-natal nas províncias e respectivos municípios, para melhor monitorar as causas de mortes nesse segmento.
José Van-Dúnem, que falava no encerramento da II Conferência Provincial da Saúde da Mulher, afirmou a implantação dos comités de auditora nas deferentes circunscrições municipais vai contribuir para uma rápida melhoria dos serviços prestados às mulheres durante o processo de gestão e parto.
Afirmou que a realização da conferência constitui uma amostra da dinâmica que se pretende implementar no sector da saúde materna.
Prova disso, prosseguiu, é a partilha de experiências no tratamento da fístula obstétrica, uma grave condição médica na qual uma abertura se desenvolve entre o reto e o órgão genital feminino.
O centro de referência nacional do tratamento da fístula obstétrica tem a sua sede na província do Uíge.
Considerou um sucesso, o trabalho que está a ser desenvolvido pelo hospital municipal da Damba, no tratamento da fístula obstétrica, cujos resultados evidenciam a dedicação e o saber dos profissionais envolvidos.
Via Angop