/image%2F0932300%2F20140726%2Fob_614b07_pp.jpg)
Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, reiterou hoje, sexta-feira, nesta cidade, os esforços do Executivo na criação de melhores condições de assistência sanitária à mulher.
Dissertando sobre o tema "Visão estratégica do governo do Uíge na garantia da saúde da mulher", inserido na II Conferência Provincial sobre a saúde da mulher", aberta hoje, o governante enumerou acções em curso e previstas que possam concorrer na prevenção da morte materno- infantil.
"Estamos a construir unidades sanitárias e investir na formação de quadros para a melhoria da saúde reprodutiva", sublinhou Paulo Pombolo, que reconheceu o défice ainda existente em termo de técnicos da saúde a nível da província.
Referiu que o Executivo defende uma política que assegura melhores condições de saúde da mulher e, com base nessa orientação, o governo local pretende alcançar a meta dos objectivos do milénio.
A construção no município da Damba de um centro de tratamento de fístulas obstétricas e de uma Faculdade de Medicina na província está, segundo Paulo Pombolo, nos planos do governo local.
Na sua opinião, a saúde da mulher passa também pela não violência sexual, na luta contra o aborto forçado, na promoção dos cuidados da saúde e prevenção de gravidez indesejável.
Com término previsto para ainda hoje, a II conferência provincial sobre a saúde da mulher aborda, entre outros temas, a "Visão estratégica do governo do Uíge na garantia da saúde da mulher", "Perspectiva das politicas voltadas a saúde da mulher no âmbito do programa nacional desenvolvimento de saúde", "saúde da mulher uma prioridade de saúde pública", "Cancro da mama: importância da prevenção e diagnóstico precoce", "cancro do colo do útero, importância de prevenção e diagnóstico precoce".
No evento, no qual participam representantes dos ministros da Família e Promoção da Mulher e da Educação, bem como directores de vários ministérios, destaca-se a presença do ministro da Saúde, José Van-Dúnem.
Via Angop