As emoções no Zonal de Apuramento regressam este fim de semana aos estádios de futebol do país, oito meses depois do regresso do Sporting de Cabinda, União Sport do Uíge e Benfica do Lubango à primeira divisão.
Dezassetes equipas disputam os três lugares de acesso ao Girabola do próximo ano, num somatório de 30 jogos.Porcelana do Cuanza Norte e Domant do Bengo abrem sábado, às 15h00, a prova na série A, no estádio Municipal Santos Dinizes, em Ndalatando, numa partida aguardada com expectativa, depois da ascensão do Porcelana há anos no Girabola.
Jogo com cariz de primeira divisão, onde não há vencedor antecipado. Ainda no sábado, o Esperança do Congo do Zaire mede forças com o Real M'buco de Cabinda, às 15h00, no estádio Municipal de M'zanga Congo.
Os donos de casa têm, para já, um teste aparentemente fácil diante de um conjunto que estreia na competição. Com maior ou menor dificuldade, o Esperança seguramente leva de vencida a equipa adversária.
Domingo para a conclusão da jornada, os Polivalentes FC recebe o regressado Construtores do Uíge, às 15h30, no complexo desportivo do Progresso do Sambizanga.
O campeão da província de Luanda parte como favorito, porque joga em casa e tem o calor dos seus adeptos.
Depois de sete tentativas falhadas, a equipa de Manuel Caleia procura esta época a qualificação inédita ao Girabola. Académica do Lobito e Ewale do Cunene defrontam-se sábado, às 15h00, na abertura da série B, no estádio do Buraco. Os “estudantes", orientados pelo alemão Ekrem Asma, investiram no plantel , com o propósito de regressarem ao convívio dos grandes. O Ewale tem missão difícil no reduto dos lobitangas.
O estreante Mpatu Aponta enfrenta o Recreativo do Seles, às 15h00, no campo da Açucareira . Apesar de jogar em casa, a equipa do Bengo enfrenta dificuldades antes os comandados de Ernesto Castanheira.
Por força de calendário, a equipa do Petro do Huambo descansa na jornada inaugural. Na série C, Jackson Garcia de Benguela e 4 de Abril do Cuando Cubango centralizam, sábado, as atenções do arranque da prova, a julgar pela rivalidade existente entre as duas agremiações. O Jackson Garcia soma vitória nos dois jogos disputados.
Ainda no sábado, a Escola Norberto de Castro bate-se com o Progresso da Lunda Sul, enquanto a Académica do Soyo joga com o Malange Sport Clube.
Via Jornal de Angola