Ya Mbemba - Sam Mangwana
A tradição da cultura Kongo é transmitida de geraçâo a geração de menaeira oral, isto é já se sabe, mas muitos ignoram que as canções populares jogaram ou jogam ainda um papel muito importante na conservação dos usos e costumes legados pelos nossos antepassados. Assim, ao longo dos tempos, muitos artistas imprimiram nas canções, ideias, provérbios, sabedoria, factos históricos numa melodia, o que nos permite hoje compreender em que estado emocional viviam os nos avôs. Sobrenomeado MWANA FRIKA ( filho de África), Sam Mangwana é um dos músico que, muitas vezes, inspirou-se na tradição Bakongo, para compor as canções.
Ya MBEMBA é uma composição do panafricano de origem angolana Sam Mangwana. Esta canção de kikongo está contida num CD com 10 faixas, produzido em 1998, em Paris, com o título Galo Negro.
Verdadeiro gigante da música africana, o talentoso vocalista foi cúmplice nos anos 60-70 do século passado, dos monumentos da Rumba Congolesa que são: Lwambo Makiadi Franco, Tabu-ley Rochereau e o Poeta Lutumba Ndomanueno, antes de fazer sucesso por conta própria atravêz do continente africano.
Sam Mangwana vive hoje em Luanda.