Parabéns o Site Muanadamba pelo seu 5º Aniversário, e por tudo quanto tem feito para levar a realidade histórica e cultural aos Anandamba, e a outros interessados por este Belo Município da Damba.
É um vector importante nesta fase e não só,na medida em que se compromete a resgatar todo legado histórico da nossa região. O caminho percorrido já permitiu perceber quais os objectivos que se pretendem atingir com a existência deste blog. Por outro lado,digo que o caminho ainda é longo e requer a participação e a contribuição de todos nós."Kinzo kya mete, ye vo nludi a nzo ka unatanga mosi ko".Todos nós nas nossas diferentes formações e saberes ancestrais somos chamados e convidados a contribuir para esta grande e nobre tarefa. Só assim levaremos ao conhecimento de todos os interessados desejosos de saberem e conhecerem os verdadeiros factos históricos dignos de registo nos anais de história local e quiça nacional,que se deram no passado desde a primeira presença europeia na região.
Assim,estaremos em condições de falar do grande facto histórico protagonizado por Mfumu Namputu, no Nsangui-Mabubu,em 1909, contra o primeiro oficial militar português que chegou na região de Nsangui/Mabubo, sede do Município da Damba; do Mfumu Minguiedi Nakunzi, que cobrou sempre impostos de travessia e de estadia aos portugueses que por ali passavam. Do nosso "Herói" anónimo,digo anónimo, porque até aqui não pude ainda recolher o seu nome, que em Abril de 1961, a quando dos ataques da UPA a Vila da Damba retirou do mastro da bandeira,a bandeira portuguesa e quando se preparava para se retirar foi fulminantemente alvejado por um caçador português, conhecido por " Diabo". Lá chegaremos porque os familiares são do Nsala-Mbongui e bem conhecidos.
Todavia, este facto histórico levou até a Damba o então Ministro do Ultramar, Adriano Moreira. Salazar face a realidade e a dureza dos combates nos terrenos da região Norte de Angola e desta violenta atitude dos nossos nacionalistas, instou as forças militares portuguesas partirem para Angola com força! São estes factos históricos marcantes que os Soberanos do Município da Damba protagonizaram no seu passado histórico. O governo ditatorial português de Salazar para ludibriar a opinião internacional face ao clima de guerra que se vivia nessa região Norte de Angola, e como forma de moralizar as suas forças militares e civis, após a aludida vista de Adriano Moreira à Damba, a fez constar nos manuais escolares em uso nas escolas em Angola, este acto como tendo sido de heroísmo para sua história. inalmente, o que dizer hoje as nossas crianças sobre este acto heroico protagonizado pelos nossos nacionalistas, logo no início da Luta de Libertação Nacional? Nada mais senão de bravura e heroicidade! Bem Hajam!
Estamos certos que as diferentes contribuições estão por chegar e de diferentes fontes.
Aos nossos mentores e colaboradores do Blog Muandamba,os nossos votos de encorajamento e de parabéns por mais este aniversário do nosso Site.
Kya mbote kyeno muna Ngemba ye Zola.Ndamba muna Kyese kya Akudi ye Ana!
Kuna kwa mono weno Mpangi,
(*) Docente universitário, historiador e diplomata