Tecnologia de banda larga liga província do Uíge a de Luanda
Tecnologia de banda larga liga província do Uíge a de Luanda
/http%3A%2F%2Fcdn1.portalangop.co.ao%2Fangola%2Fpt_pt%2Ffiles%2Fhighlight%2F2014%2F2%2F12%2F0,553689f1-d310-4281-946d-a9b5ffbd6ce8--r--NjQweDM0Mw==.jpg)
Projecto pretende interligar cidades e vilas remotas
Foto: Pedro Parente
Trata-se de uma iniciativa da Angola Telecom, que conta com a parceria da empresa Mitrelli.
Segundo um comunicado de imprensa da empresa Mitrelli a que a Angop teve hoje, quarta-feira, acesso, a cerimónia de ligação dar-se-á na presença do ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, e de representantes de empresas parceiras da Angola Telecom, como a Cognito International Limited e a Servecom Data Comunication Lda, ambas pertencem à Mitrelli.
De acordo com a nota, o projecto interliga cidades e vilas, umas distantes das outras, através da rede básica da Angola Telecom.
Além dos discursos da praxe, acrescenta a nota, vai ser projectada uma demonstração em videoconferência a partir do Uíge para N'dalatando, província do Cuanza Norte, que será assistida por mais de 100 convidados.
O PRIT utiliza a tecnologia de microondas (feixes hertzianos) alimentada por energia solar para a transmissão de sinais, beneficiando o ambiente e economizando nos custos, uma solução encontrada por se ter demonstrado eficiente tanto pela rapidez da instalação quanto pelos custos operacionais comparados aos sistemas de satélite e de fibras ópticas.
O programa estabeleceu até ao momento mais de três mil quilómetros de rotas e 204 novos sites em todo o território nacional, beneficiando a população de cerca de 13 províncias. "Inclui regiões consideradas remotas, como pequenos municípios e comunas, onde os seus habitantes ainda vivem em completo isolamento", destaca a nota.
Outra meta do projecto é promover a internacionalização das redes com ligações de Angola com a República Democrática do Congo e com a Zâmbia.
Via Angop