Falando durante uma palestra sobre "O papel das Forças Armadas Angolanas na preservação da independencia, paz e reconstrução do país", enquadrada nas celebrações do 38º aniversário da Independência Nacional, o governante disse que a paz uniu as famílias angolanas e permitiu a consolidação do processo democrático do país.
"Com o alcance da paz em 2002, inciamos a reconstrução do país", frisou, acrescentando que com a paz o Executivo, liderado pelo Presidente José Eduardo dos Santos, o país está a crescer e a evidenciar condições para uma melhoria qualitativa da vida da população, através de reconstrução de várias infra-estruturas, tendo como centro o homem, sobretudo os jovens, mulheres e crianças.
Para Paulo Pombolo, as FAA são instituições criadas pelo Estado angolano, com missão específica de defender o país, a nação e os angolanos, assim como os principais recursos naturais do país, as fronteiras terrestres, maritimas e aéreas.
Realçou ainda que a independência constitui o principal ganho da luta de libertação nacional empreendida pelos angolanos a 4 de Fevereiro de 1961, cujos muitos melhores filhos deste país derramaram o seu sangue.
"Perservar a paz é assegurar a liberdade dos angolanos, com vista a criação de condições para o progresso", referiu, adiantando que a esse propósito o Estado angolano reserva um papel decisivo e preponderante para as Forças Armadas Angolanas na perservação da indepnendencia", sublinhou.
Depois de fazer uma incursão sobre a história do país, o governante, que falava com os membros dos orgãos da defesa e segurança, sublinhou que nesta tarefa de reconstrução do país e consolidação da paz e da democracia, as Forças Armadas Angolanas são chamadas a perservar as conquistas do povo angolano.
Como disse, tudo quanto o país tem é merecê da independência proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, esclarecendo que a partir desta data o país ficou soberano, com um povo e poder politico reconhecido a nível do mundo.
O programa das comemorações do 38º aniversario da Independência contempla ciclo de palestras, actividades recreativas, desportivas e o acto provincial que terá lugar na comuna do Wamba, municipio do Sanza Pombo, nordeste da cidade do Uige.
Inaugurado sistema de abastecimento de água potável na localidade de Nsole
O sistema foi inaugurado pelo administrador municipal de Maquela do Zombo, Benji Moco Henrique.
Com a capacidade para bombear 12 metros cúbicos de água por hora, o sistema possui um reservatório de 38 metros cúbicos e construído por uma empresa angolana de construção civil e custou aos cofres do Estado 17 milhões de kwanzas.
Falando na cerimónia de inauguração da obra, cuja construção durou 10 meses, Benji Moco Henrique, enalteceu os esforços do governo e aconselhou a população a cuidar do sistema, com vista a servir outras gerações.
Angop