Uíge - A cidade do Uíge, capital da província com o mesmo nome, celebra a partir de hoje o seu 96º aniversário da sua elevação a categoria de cidade pelo capitão mor Tomas Berberam a 1 de Julho de 1917, cujas festividades vão até 7 de Julho de 2013 com a realização de várias actividades de índole social, económica, cultural, desportiva e recreativa.
O acto de abertura das festividades da cidade do Uíge aconteceu as zero horas de hoje, com o lançamento de fogo-de-artifício, antecedido por um jantar de confraternização, animado pelos músicos Amadeu Cardoso, Leo, entre outros.
A actividade que juntou várias individualidades contou com a presença do governador provincial, Paulo Pombolo, dos vice-governadores para os sectores político e social, técnico e infra-estruturas e económico e produtivo, Maria Fernandes da Silva e Silva, Afonso Luviluko e Carlos Mendes Samba, respectivamente.
Falando na cerimónia, o administrador municipal do Uíge, Altamiro Inocêncio Benjamim, reconheceu terem contribuído para a realização das festas dos 96 anos da cidade do Uíge, os ânimos, a boa vontade e colaboração de todos.
"Falar do espaço territorial do Uíge, é conhecer a vida dos vários grupos que aqui habitaram e habitam nesse espaço, como lutaram com os invasores, influenciados pelos portugueses, como reagiram na luta pelo progresso e a dominação estrangeira e hoje continuam a lutar heroicamente contra todo o tipo de vicissitudes para o lançamento do progresso e, consequentemente, para o desenvolvimento do município", realçou.
Para ele, os 96 anos da fundação do Uíge comemoram-se num momento em que a cidade está a registar um progresso considerável fruto da unidade, solidariedade, identidade e desejo de um convivência salutar e ambiente de paz, estabilidade política e socio-cultural.
Frisou que o referido progresso assenta na base da sábia orientação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e sua materialização nesse território pelo executivo local.
O território do Uíge, a capital da província com o mesmo nome, situado a sudoeste da província, abarca 363 quilómetros quadrados, possuindo 21 regedorias, 83 povoações e uma população de 570.795 habitantes, predominante de origem bantu e da etnia kikongo. Nele abunda muitos rios o que torna a cidade uma praça agrícola, por excelência.
O Uíge distancia-se da capital do país, Luanda, a aproximadamente 350 quilómetros a norte via Caxito (Bengo) e 560 passando por Ndalatando (Kwanza Norte).
Angop