Angop | |
![]() |
|
Recuperação está a facilitar a circulação de pessoas e mercadorias. | |
Luanda - O tráfego de pessoas e mercadorias entre a comuna de Alfândega e a sede municipal do Sanza Pombo, província do Uíge, melhorou com a recuperação dos 28 quilómetros do troço entre as duas localidades, constatou a Angop no local.
A via, totalmente asfaltada e sinalizada, tem duas faixas de rodagem de nove metros e meio em cada lado e metro e meio de bermas - resultado de um trabalho feito em dois anos, numa
iniciativa do Instituto de Estradas de Angola (INEA), no âmbito do Programa de Recuperação das Estradas do país.
A sua recuperação, realizada no final de 2011, consistiu na terraplenagem, criação de valas de drenagem, asfaltamento e sinalização.
Cidadãos contactados no local disseram que a reabilitação do troço está a facilitar a circulação de pessoas e mercadorias.
Dados do Departamento provincial do Uíge de Estradas dão conta que um total de 600 quilómetros de estrada da região tem o seu tapete asfáltico recuperado.
Trata-se dos troços que ligam os municípios de Negage, passando por Bungo/Damba até Maquela do Zombo, num percurso de 310 quilómetros e um outro (troço) que dá acesso a Negage passando pelo
Púri/Sanza Pombo até ao município de Quimbele, bem como as vias Negage/Bungo até a comuna 31 de Janeiro com 117 quilómetros.
Outras acções para recuperação de estradas secundárias estão em curso na província, que conta com uma extensão de 58 quilómetros quadrados. A sua população é estimada em dois milhões de
habitantes, divididos em 16 municípios e 32 comunas.
Angop