Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Os nossos rios são uma identidade.

Publicado por Muana Damba activado 21 Octubre 2011, 15:32pm

Etiquetas: #Vamos aprender Kikongo.

 

Por Tony Sofrimento Makunza Tungo.

 

Tony Sofrimento Tungo

 

Os rios são uma identidade e até dividem povos e povoações. Identificam as populações, caracterizam as línguas e definem habitos e costumes. Influenciam a culinária e definem o tipo psico-somático das populações. A distância destes das aldeias, a alteração da localização das mesmas, a procura do pasto e de terras aráveis e ferteis, definem até o porte físico dos seus habitantes.

 

Assim sendo, não é mistério falarmos deles de forma pouco abrangente a não ser se assim o decidirmos e classificar os mesmos conforme a sua grandeza.

 

Posso citar o exemplo simples da sede do municipio da Damba que está situada numa plataforma aquífera que daí nascem mais de nove rios importantes para a região. Rios como o Lueka, Mpemba, só para citar dois, desempenham um papel primordial na vida da região e influenciam o modo de vida das populações por onde ele passa.

 

Este tema, como outros, podem gastar rios de tinta e papel pois são uma paixão de vida e encantos! São caminho par a emoção e paixão. Tantas são as recordações da nossa meninice, banhada por estes rios.

 

A outra questão que eu continuo a bater-me, está relacionado com a escrita da nossa língua e dos nomes ligados a mesma.

 

Precisamos de mudar as coisas para nos identificarmos com aquilo que é nosso. Criamos o nosso alfabeto e por isso precisamos de aceitar a revolução e temos que ser radicais nos procedimentos. Existe Lei, aplique-se!

 

Rio Lusenga e não Lussenga nem Lucenga. Kaboko e não Caboco. Nsoso e não Nsosso. Nkusu e não Nkussu. Ndamba e não Damba. Nkama-Ntambu e não Kamatambu nem Camatambo. Makiese e não Makiesse.

 

Comentário esxtraído no artigo.

 

A nascente do Rio Luvú, no vale de Kaku, na sede do município da Damba. Imagem do Muana Damba

A nascente do Rio Luvú, no vale de Kaku, na sede do município da Damba. Imagem do Muana Damba

Archivos

Ultimos Posts