Overblog
Edit post Seguir este blog Administration + Create my blog

Portal da Damba e da História do Kongo

Portal da Damba e da História do Kongo

Página de informação geral do Município da Damba e da história do Kongo


Operadas 20 mulheres com fístula na Damba.

Publicado por Nkemo Sabay activado 11 Abril 2010, 12:32pm

Etiquetas: #Notícias da Damba

 

Uíge - Vinte mulheres,  entre adultas e jovens, foram operadas, desde o segundo semestre de 2009,  no hospital municipal da Damba, informou hoje à Angop a directora da unidade sanitária, Maria Mutu Kuka.

 


Segundo a responsável, do número de pacientes assistidas com recurso à intervenção cirurgia naquela unidade hospitalar outras, cujo número não precisou, são oriundas de Luanda, Kwanza Norte e da sede capital da província do Uíge.

 


Maria Mutu esclareceu que, das pacientes operadas, 16 tiveram resultados positivos, podendo doravante ter a vida normal.

 


"As mulheres com casos de fístula, depois de operadas e com resultados positivos, podem voltar a praticar uma vida normal. Uma delas já está esperando bebé. O importante é respeitar o repouso e as recomendações médicas, procurando fazer o controlo periodicamente", disse a enfermeira.

 


Os trabalhos de parto prolongados e difíceis, assim como aqueles feitos fora das unidades hospitalares foram apontados como as principais causas dos casos de fístula nas mulheres.

 


"Geralmente as mulheres com problemas de fístulas são abandonadas pelos esposos e quase vivem isoladas das demais pessoas", afirmou.

 


A técnica de saúde deu a conhecer que três médicos, dois dos quais de nacionalidade italiana, labutam na unidade hospitalar, deplorando, no entanto, a carência de técnicos de enfermagem e da insuficiência de instalações.

 


Maria Mutu Kuca apontou a malária, as doenças diarreicas e respiratórias agudas, anemias e infecções da pele como patologias mais frequentes no hospital municipal da Damba.

 

Archivos

Ultimos Posts