Uíge - Dois diáconos candidatos ao presbitério foram hoje, domingo, ordenados ao presbitério, no Centro Católico de Caua, periferia da cidade do Negage, província do Uíge, para doravante
exercer o ministério sacerdotal, profético e real ao serviço dos homens.
No acto, presidido pelo bispo da Diocese do Uíge, dom Emílio Sumbelelo, foram ordenados, Correia Hilário e Hortênsio Pedro Mbunga, de 32 e 31 anos de idade, naturais dos municípios de Ambuila e
Damba, respectivamente.
O primeiro candidato, Correia Hilário, fez os seus estudos propedêuticos, filosóficos e teológicos nos Seminários Médios de Luanda, Uíge e Sagrado Coração de Jesus em Luanda, respectivamente,
cujo estágio canónico efectuou na paróquia de S.Francisco Xavier, no Púri.
O seu colega, Hortênsio Pedro Mbunga, fez curso de Ciências Humanas no Seminário Maior Diocesano de S. Paulo do Uíge e de Teologia, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, em Luanda.
Durante o rito da ordenação, em que os candidatos foram chamados e apresentados como pertença do Senhor, foram interrogados sobre a sua vontade de receberem o ministério, pela livre aceitação de celibato perante a igreja, comprometeram-se e consagraram-se a Cristo, devendo obediência ao bispo da referida Diocese.
A imposição das mãos, seguida da oração consecratória, vulgo da ordenação, ea da entrega de vestes, patena com pão e do cálice, unção das mãos e ósculo da paz marcaram a celebração solene de ordenação, assistida por milhares de fiéis católicos e não só, provenientes de quase todos os pontos e dioceses do país.
Dom Emílio Sumbelelo aconselhou os presbíteros a serem, no meio do povo de Deus, a hóstia viva que alimenta e ilumina o caminho para Deus.
"Com o nosso sacerdócio ministerial, queridos ordenados, tornamo-nos outro Cristo, no meio dos homens nossos irmãos, tornámo-nos portanto a mão estendida de Deus na direcção de cada um deles", referenciou.
Para ele, o sacerdote deve trabalhar incansavelmente pela unidade e fraternidade dentro do presbitério e para que os irmãos se encontrem com Deus.
Presenciaram a missa solene da ordenação sacerdotal, para além dos sacerdotes da diocese, religiosas, catequistas, seminaristas e leigos, o secretário do Governo da Província do Uíge, em representação do governador Paulo Pombolo, o administrador municipal do Negage, Sebastião Capitão e outros convidados.
Angop